sexta-feira, 20 de março de 2020
Logradouros, que são importantes cartões-postais da capital, recebem requalificação por meio do programa São Luís em Obras


As obras de requalificação das praças da Saudade e Misericórdia, no Centro, seguem avançando e devem abrilhantar, quando entregues, ainda mais a cidade. Os dois espaços em reforma coordenada pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe) integram-se aos outros grandes projetos desenvolvidos pela Prefeitura, que tem executado revitalizações em diversos logradouros da região central da cidade, por meio do programa São Luís em Obras.

"O programa São Luís em Obras é um marco para a cidade de São Luís. Com ele estamos concretizando um amplo pacote que engloba pavimentação de bairros, reformas de unidades de saúde, mercados e ainda logradouros públicos em diversos locais da nossa capital. No Centro, temos trabalhado com a finalidade de revitalizar os cartões-postais importantes por seu valor histórico e cultural, como por exemplo, as praças da Saudade e Misericórdia", observou o prefeito Edivaldo. 

As ações do programa estão transformando diversos logradouros por toda a cidade. No caso das praças da Saudade e Misericórdia, a Prefeitura de São Luís pensou em projetos que melhor pudessem acolher a população, que deverá desfrutar, dentro de poucos meses, dos resultados. Serão espaços totalmente redesenhados para atender e proporcionar mais lazer aos ludovicenses, pois, além do embelezamento que as novas áreas vão trazer à capital, está a importância de manter logradouros bem conservados para convivência entre as famílias.


“As obras de requalificação para melhoria das praças da Saudade e Misericórdia seguem obedecendo o cronograma previsto e nós, da Prefeitura Municipal de São Luís e a empresa executora da obra, estamos trabalhando em todos os sentidos para cumprir a previsão de entrega para a população ludovicense, respeitando tanto o cenário atual como os processos institucionais e participativos. Ressalvo, ainda, o cumprimento dos trabalhos de salvaguardas sociais e ambientais do projeto. Essa obra financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, destacou o titular da Sempe, Gustavo Marques.

OBRAS


Na Praça da Misericórdia, as equipes do São Luís em Obras já realizaram a terraplanagem de todo o terreno, que já está pronto para receber o piso de granito. Os quiosques que comporão o espaço e que serão os novos abrigos para os trabalhadores do local, já estão sendo erguidos e devem ser concluídos nos próximos dias. A obra também já realizou toda a instalação subterrânea de iluminação pública e segue implantando os bancos públicos, e a estátua centenária que fica na praça também já foi recuperada e será realocada assim que obra estiver na fase de instalação do mobiliário urbano.

“O avanço das obras causam muita expectativa. Faz muito tempo que trabalho neste local e ver que, pela primeira vez desde que comecei a trabalhar aqui, a praça está passando por uma reforma é muito gratificante. Espero que seja entregue em breve para que atraia mais pessoas para cá, ajudando assim para os nossos de quem é vendedor nessa região”, ressaltou o vendedor Weberth Silva, que tem uma banca de frutas há 15 anos nas imediações da Praça da Saudade.


Já na Praça da Saudade, que fica no coração da Madre Deus, e foi reformada pela última vez em 1998, o projeto também começa a dar forma ao espaço: o assentamento do meio-fio já foi executado e os quiosques serão erguidos nos próximos dias, assim como o piso que deverá ser colocado tão logo concluírem a concretagem de todo o terreno, que já passou pelo processo de terraplanagem. A obra realizada pela Prefeitura de São Luís se dá em atendimento à necessidade do espaço, que recebe grande número de visitantes, além da própria população do entorno, e estava em situação precária.


As obras de requalificação das duas praças somam-se às demais ações do poder público municipal para a revitalização da área central de São Luís - que abriga parte importante da história da cidade - a exemplo da reforma do Mercado das Tulhas, da Praça da Bíblia e do Parque do Bom Menino também com obras em andamento; dos espaços já requalificados como o Complexo Deodoro, a Rua Grande, a Praça Pedro II e a Fonte das Pedras; e os locais que também receberão obras como a Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e a construção da Praça das Mercês.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário