terça-feira, 3 de março de 2020
Serviços, iniciados nesta terça-feira (03) e que serão executados pela Prefeitura em parceria com o IPHAN, fazem parte do macroprograma São Luís em Obras e somam-se ao amplo pacote de revitalização do Centro Histórico de São Luís implantado na gestão do prefeito Edivaldo


O prefeito Edivaldo Holanda Junior iniciou nesta terça-feira (3), as obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno; espaços históricos e com rico acervo arquitetônico. Quando entregue, será um grande presente para a cidade e para a população. Os serviços fazem parte do macroprograma São Luís em Obras e somam-se ao amplo pacote de revitalização do Centro Histórico de São Luís implantado em sua gestão com obras já executas ou em execução em diversos pontos da região central. Os serviços serão executados pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O prefeito Edivaldo destacou que as obras são mais um avanço no programa de revitalização do Centro de São Luís. “Hoje, com a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno nós ampliamos o maior volume de investimentos que o Centro Histórico de São Luís já recebeu. Assim como o Complexo Deodoro e a Rua Grande, esta é mais uma obra histórica da minha gestão, não apenas por estarmos em uma região que é um dos mais antigos e importantes cartões postais da cidade, mas porque será uma obra que irá resgatar todo este espaço, fortalecendo todas as ações que temos implantado para revalorizar e trazer as famílias de volta para o Centro”, disse o prefeito lembrando que outras obras importantes estão em andamento na região do Centro, a exemplo da Praça da Bíblia, que será entregue nos próximos dias, Parque do Bom Menino e as praças da Saudade e da Misericórdia, só para citar algumas. 

Durante o início das obras, o prefeito Edivaldo esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary; da técnica do IPHAN e ex-presidente nacional do instituto, Kátia Bogéa; do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; Representação Parlamentar, Nonato Chocolate; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues e dos vereadores Pavão Filho e Pé no Chão.

O superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, afirmou que esta será mais uma bem sucedida parceria entre o órgão e a Prefeitura de São Luís. “Esta é uma obra com projeto do IPHAN cuja execução e recursos são da Prefeitura. Será feita toda a recuperação deste espaço que é importante por fazer parte da área tombada e também por ter sido cenário de acontecimentos decisivos da história da cidade. E vai passar a integrar um pacote de parceria entre os dois entes públicos que foi iniciado com a Praça Dom Pedro II e incluiu todo o Complexo Deodoro e a Rua Grande”, afirmou.


Kátia Bogéa, que acompanhou de perto das diversas obras executas em parceria com a Prefeitura no Centro Histórico de São Luís, também destacou a importância da obra. “Esta nova obra coroa todo o trabalho já realizado nesta região. Recuperar todo este espaço não é importante apenas para a população de São Luís, mas para todo o mundo, já que estamos falando de um patrimônio que é mundial. Ter um gestor que entende esta importância e trabalha para preservação desses espaços é fundamental”, afirmou.

REFORMA


As obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno contemplam novo projeto paisagístico e mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e abrigos, além de nova iluminação, que permite que os locais possam ser frequentados pela população também no período noturno. O emblemático relógio do Largo do Carmo será restaurado, assim como a estátua em homenagem ao escritor João Lisboa, que fica na praça que recebe o mesmo nome. Os demais monumentos históricos dos logradouros também serão restaurados.

As obras de intervenção compreendem ainda a ampliação dos espaços para pedestres, com adequação total às normas de acessibilidade; a uniformização do pavimento das vias que serão em paralelepípedos; além de maior percepção da amplitude do espaço urbano e da riqueza do conjunto arquitetônico dos logradouros.

O projeto prevê também a criação de uma rampa de acesso entre o Largo e a Igreja do Carmo e o reordenamento do serviço de engraxate, para desenvolvimento da atividade tradicionalmente realizada há décadas no espaço. Todos os elementos vão compor os cerca de 12 mil metros quadrados de área restaurada. O abrigo do Largo do Carmo será mantido e restaurado para preservar as características arquitetônicas art dèco da marquise do prédio. Todos os comerciantes que trabalham no local serão cadastrados para que possam continuar desenvolvendo suas atividades após a entrega das obras. O projeto inclui ainda banheiros públicos para uso pelos frequentadores.

“Outro destaque do projeto é a retomada do fluxo original do tráfego entre a Avenida Magalhães de Almeida e a Rua do Egito. Os veículo que vierem do Mercado Central vão passar a subir a avenida, descendo pela Rua do Egito como acontecia décadas atrás”, informou o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho.

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO


A reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno soma-se a outra obras importantes realizadas na região do Centro durante a gestão do prefeito Edivaldo. Já foram executadas a requalificação da Praça dos Pescadores, no Desterro; do Complexo Deodoro, com as Praças do Panteon e Deodoro, da Praça Pedro II e da Rua Grande (realizadas pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura); a criação do Museu da Gastronomia e do Centro de Capacitação em Culinária Típica, a manutenção da Fonte do Ribeirão e requalificação da Fonte das Pedras.

No pacote de investimentos, além das praças e demais logradouros já entregues estão sendo reformadas a Praça da Misericórdia e Praça da Saudade, além da Praça da Bíblia e Parque do Bom Menino e que já estão com obras entrando em fase final. O programa de revitalização do Centro de São Luís inclui ainda atividades artísticas e culturais executadas por meio do programa Reviva Centro como a Feirinha São Luís, Passeio Serenata, Sarau Histórico e Arte na Praça. 

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário