sábado, 21 de março de 2020
Com ações nas áreas da Educação e Assistência Social, gestão do prefeito Edivaldo tem investido em programas voltados para esta parcela da população


Combater a segregação com a implantação de políticas de inclusão tem sido uma das principais estratégias da Prefeitura de São Luís para tornar visível uma comunidade que ainda sofre preconceito. Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior destaca as ações promovidas nos últimos anos na capital para o enfrentamento de paradigmas sociais e que vêm incrementando o leque de possibilidades para esta parcela da população. 

O prefeito Edivaldo destacou que os projetos em educação e de assistência social são de fundamental importância para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos que requeiram atendimentos especializados. "Reitero que lutar por uma cidade mais igual é um compromisso contínuo da Prefeitura de São Luís. Temos investindo para que todos tenham os mesmos direitos e oportunidades. Nas escolas, a educação para essas pessoas tem sido oferecida de forma ainda mais acessível, estratégia que resulta do constante aperfeiçoamento pedagógico. Assim temos trabalhando também no âmbito da assistência social, que vem prestando total apoio às famílias daqueles que possuem a síndrome",disse o prefeito Edivaldo.

Atualmente, a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e da Criança e Assistência Social (Semcas), vem desenvolvendo projetos e programas com o objetivo de proporcionar mais interação e inclusão às pessoas com Down. 


Das estratégias adotadas pela gestão do prefeito Edivaldo para as escolas municipais da capital, está a frequente avaliação e acompanhamento pedagógico, por meio de equipes multiprofissionais e de técnicos especializados que orientam as atividades acadêmicas dos professores, favorecendo a aprendizagem. Outro destaque da Semed para os alunos da Educação Especial são os programas como a Sala de Recursos Multifuncional, que é desenvolvido em parceria com o Governo Federal com o objetivo de apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes.

"Por meio do programa Educar Mais, implantado na gestão do prefeito Edivaldo, é possível desenvolver ações para trabalhar com esse público e obter excelentes respostas, pois ele garante a inclusão e o progresso dos estudantes da Educação Especial. A exemplo da formação continuada de professores, que ganha destaque no programa e garante a capacitação do corpo docente que trabalha com o estudante com deficiência”, destaca Moacir Feitosa.

A Prefeitura de São Luís também dispõe do Programa Oportunizar, voltado para a educação profissional de jovens e adultos com Síndrome de Down, a partir de 15 anos, que estejam matriculados na rede municipal, com o objetivo de promover formação profissional e inclusão no sistema produtivo. O Programa Escola Acessível é outra estratégia da Prefeitura e se constitui na promoção de mais acessibilidade aos alunos da Educação Especial, assegurando-lhes o direito de compartilharem os espaços comuns de aprendizagem, por exemplo, além do Programa Caminhar Juntos que desenvolve ações de orientação e acompanhamento às famílias dos estudantes.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Uma das estratégias para pessoas com Down e outras deficiências, promovidas pelo prefeito Edivaldo, no âmbito social, se deve aos Centros-Dia de Referência Adulto e Infantil, que são unidades de serviço do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), referenciados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Seu objetivo é ofertar, durante o dia, cuidados pessoais a adultos, jovens e crianças de 0 a 6 anos com deficiência, como forma de suplementar o trabalho dos cuidadores familiares. Oferece, ainda, um conjunto variado de atividades de convivência com o objetivo de ampliar as relações sociais e evitar o isolamento social. Os Centros-Dia de Referência são frutos de parceria firmada entre Semcas e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, com cofinanciamento das instâncias federal, estadual e municipal.


Entre as ações desenvolvidas pelos Centros-Dia de Referência, está a promoção de cuidados; atividades lúdicas do brincar e outros apoios e cuidados para o desenvolvimento infantil, envolvendo ou não outras crianças, irmãos, primos, amigos ou outras pessoas; apoio e orientação aos cuidadores familiares sobre autonomia nos cuidados diários, no domicílio e na comunidade; difusão de ações de promoção de saúde, educação e inclusão social; atividades de promoção de inclusão social das famílias, orientação e apoio à capacitações profissionais e acesso ao mundo do trabalho e apoio à família no acesso a serviços e benefícios no município, entre outros.

"O Centro-Dia é um importante espaço de atendimento a crianças e adultos com deficiência e muito especial a suas famílias. Ele foi pensado para ser um espaço para o fortalecimento de vínculos, então, hoje atendendo diferentes tipos de deficiência. Passamos confiança e pessoas antes vistas totalmente dependentes, hoje são vistas com independência e até com encaminhamento para o mercado de trabalho, refletindo significativamente na qualidade de vida da pessoa com síndrome de Down", ressaltou a titular da Semcas, Andréia Lauande.


MAIS INVESTIMENTO EM INCLUSÃO

A aquisição de um aplicativo que permite que pessoas com qualquer tipo de deficiência na fala tenham autonomia na comunicação é a mais nova aquisição da Prefeitura de São Luís para a área da Educação Especial. A ferramenta será utilizada inicialmente em 50 escolas da rede municipal. Para utilizar o aplicativo, professores e técnicos, de posse de 50 tablets também adquiridos pela Prefeitura de São Luís, participaram de uma capacitação.

Entre as ações da gestão do prefeito Edivaldo nessa área foram implementadas seis salas bilíngues (Libras e Português); um Núcleo de Produção Braille; além de mais de 130 salas de recursos em 65 escolas da rede municipal de ensino.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário