sábado, 21 de março de 2020

Medidas para fins de prevenção da transmissão do novo coronavírus (Covid-19) foram intensificados no Maranhão. Visando a segurança dos consumidores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado, orienta os proprietários de restaurantes e similares sobre a adoção das determinações do decreto n.º 35.660 assinado pelo governador Flávio Dino. O documento instituiu o Comitê Estadual de Prevenção e o Comitê ao Covid-19 nas ações de combate à doença. 

Pelo decreto, os proprietários de restaurantes e similares deverão assegurar distância mínima de dois metros entre as mesas existentes no estabelecimento. Os estabelecimentos comerciais devem garantir que o ambiente esteja o mais arejado possível. Os funcionários devem reforçar as práticas de higienização, bem como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conforme área e função de atuação.  

Mais de 200 estabelecimentos devem ser vistoriados na capital maranhense. Três órgãos atuam na orientação e fiscalização da execução das medidas adotadas no decreto: Superintendência de Vigilância Sanitária da SES, Procon/MA e Vigilância Sanitária Municipal de São Luís, conforme planejamento dos órgãos. 

Desde de terça-feira (17) a Superintendência de Vigilância Sanitária da SES executa as medidas do decreto com foco na segurança dos consumidores. Até o momento, técnicos do órgão estiveram em 66 estabelecimentos na capital. 

“Iniciamos um trabalho de orientação nos estabelecimentos em cumprimento ao decreto do Governo do Estado, seja pelo espaço entre as mesas, como também pelas boas práticas de manipulação dos alimentos e de higienização. As visitas serão feitas no intuito de contribuir com a sociedade para que todos consigamos transcorrer essa situação com tranquilidade”, afirmou o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz.  

Proprietário de uma hamburgueria, João Rocha adotou novos procedimentos no estabelecimento. “Passamos a orientar nossos funcionários no sentido que redobrem a atenção com a higienização das mãos, antes, durante e após o expediente. Diante da seriedade do caso e do cumprimento das exigências, temos aconselhado os clientes a usarem a nossa área externa para os lanches, e a disposição das mesas também está obedecendo a distância recomendada”, explicou.   

“Na empresa onde trabalho já recebemos também as orientações de higienização das mãos e dos braços com água e sabão, somado ao uso de álcool em gel. Acho interessante essa iniciativa, pois mostra que o governo está pensando na população como forma de evitar qualquer forma de proliferação da doença”, disse o garçom Marcos Sousa, de 24 anos.  

Ao final de cada visita, os técnicos Superintendência de Vigilância Sanitária apresentam Termo de Fiscalização com as medidas preventivas. O documento é assinado pelos responsáveis dos estabelecimentos visitados. Em caso de descumprimento do decreto, o estabelecimento será notificado, com abertura de processo administrativo sanitário.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário