segunda-feira, 16 de março de 2020
Objetivo é substituir exemplares plantados de forma inadequada em praças e logradouros, por árvores adequadas para cada região; ação engloba espaços públicos que estão sendo reformados ou construídos pelo prefeito Edivaldo


A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), está pondo em prática o Plano de Arborização da capital. A ação integra os serviços do macroprograma São Luís em Obras, iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior, e tem como objetivo substituir alguns exemplares plantados de forma inadequada em praças e logradouros, por árvores com porte, e espécie adequados para cada região e área verde pública. 

Inicialmente, as substituições ocorrem no corredor da rua do Arame, no Vinhais, localidade que recentemente foi contemplada pelo prefeito Edivaldo com assinatura de Ordem de Serviço para construção de sete praças. Ainda no bairro, também serão substituídos exemplares na Rua 26. De acordo com o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, somente para o Vinhais, serão destinadas cerca de 40 novas mudas, todas de espécies frutíferas para recompor o paisagismo. 

"Tínhamos ali plantados pés de Eucalipto e Ficus, duas espécies completamente inadequadas para a área, e que vinham afetando o solo e causando problemas, como por exemplo o enraizamento no solo. Fizemos um laudo técnico para substituição e agora com o Plano de Arborização, vamos corrigir o plantio com responsabilidade", garantiu o presidente. 

Outra região que também será contemplada com revitalização paisagística, é a Praça da Camboa, no conjunto Vila Bangu, Camboa, que teve Ordem de Serviço assinada pelo prefeito Edivaldo nesta quinta-feira (12). Canteiros central de vias de grande fluxo também estão sendo contempladas com o plantio de mudas. 

O presidente do Impur explica que todo o layout dos novos espaços paisagísticos construídos ou requalificados, seguirão o Plano de Arborização, conforme determinação do prefeito Edivaldo, sempre respeitando o meio ambiente. "Já temos em curso um total de 10 espaços que serão entregues à população com esse novo layout, e todos seguirão o modelo adotado pelo Plano. Vamos avançar para que nossa cidade tenha unificada a responsabilidade do plantio consciente", completou. O novo layout que acompanha a política de Arborização prevê o plantio de espécies como pitomba, manga, jambo, pitanga, caju, e azeitoneira. 

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário