quarta-feira, 22 de abril de 2020
 De produção de máscaras à aquisição de respiradores mecânicos, as indústrias maranhenses se unem para o combate à covid-19 no Estado


SÃO LUÍS – O setor industrial de todo o Brasil está unido no combate ao coronavírus. No Maranhão não é diferente. A indústria e o poder público estão trabalhando juntos para melhorar a capacidade de prevenção, diagnóstico e superação da covid-19. Produção de álcool 70%, produtos de limpeza, máscaras para a distribuição gratuita para comunidades carentes e unidades hospitalares; aquisição de respiradores mecânicos e suporte na manutenção desses aparelhos; entre outras iniciativas, se multiplicam a cada dia no Estado no enfrentamento da pandemia.

Um dos exemplos é a parceria de quatro grandes indústrias para produção, envase e distribuição de álcool 70%. A Psiu, indústria de bebidas maranhense está envasando, inicialmente, 45 mil litros de álcool 70%, que serão doados aos hospitais de forma voluntária. São mais de 85 mil garrafas pet de 500 ml que serão distribuídas para a rede pública. O álcool 70% está sendo produzido pela AgroSerra, indústria do Maranhão, localizada em Balsas. São cerca de 500 mil litros do produto. A empresa FC Oliveira também participa da iniciativa, recebendo, engarrafando e embalando o produto em garrafas de um litro. O envase é feito em garrafas pet doadas pela Solar Coca-Cola, e o processo deve continuar até o engarrafamento total do álcool doado à rede de saúde do governo do Estado.

“Além das embalagens, colocamos à disposição a nossa principal força, que é a capacidade de distribuição, para apoiar a iniciativa. Então, o caminhão vermelho que costuma levar os produtos Coca-Cola para todos os pontos de venda tem função adicional nesse período, sendo utilizado para entregar o álcool envasado nos hospitais e órgãos públicos da capital e de diversas cidades do interior, permitindo a chegada aos locais mais necessitados para a utilização", destaca Fábio Acerbi, diretor de Relações Externas da Solar.

Ainda sobre a produção de álcool gel, nas últimas semanas, a Ambev também conseguiu dobrar sua produção no Brasil, chegando a um milhão de unidades, que agora serão doadas a todas as Secretarias Estaduais de Saúde das 27 unidades federativas do Brasil. Para ampliar a doação, a Ambev criou linhas de produção exclusivas em algumas unidades. O Maranhão, por exemplo, receberá 20.000 unidades do insumo, que serão entregues para a secretaria de saúde.

A participação da indústria no combate ao novo coronavírus ocorre, também, com aquisição de aparelhos para auxiliar na saúde. A Eneva, empresa de energia que atua no Maranhão, doou 25 aparelhos de ventilação pulmonar, que auxiliam no tratamento dos sintomas graves da covid-19, aos sistemas públicos de saúde dos Estados do Maranhão, Ceará, Roraima, Amazonas e Rio de Janeiro. A companhia realizou, também, a entrega de 3.600 kits de higiene nas cidades maranhenses em que opera com gás natural e geração de energia: Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, Lima Campos, Trizidela do Vale, Pedreiras, Paço do Lumiar e São Luís.

Já a indústria de mineração de ouro Aurizona, localizada no município de Godofredo Viana, fez uma parceria com o município para instalação de um posto de testagem na entrada da cidade e contratou quatro técnicas de enfermagem para prestar serviço no posto de monitoramento; além da doação de três cilindros de oxigênio e de três termômetros digitais.

Também na corrente do bem, a mineradora Vale doou 1.000 máscaras, milhares de litros de álcool gel e álcool 70%, seis computadores, insumos médico-hospitalares à rede pública estadual de saúde e municipal, além de cinco viaturas ao corpo de bombeiros, assim como máscaras cirúrgicas de proteção para profissionais de saúde do Governo do Estado. E na segunda-feira, 20, anunciou que vai ajudar a construir leitos no município de Açailândia, em parceria com o Governo do Estado.

RESPIRADORES MECÂNICOS – A Vale também colaborou com o governo do Estado no transporte de 107 respiradores comprados por empresas maranhenses na China e entregues ao Governo do Estado. Para a aquisição dos respiradores mecânicos, empresas de vários segmentos fizeram doações, a maior parte delas do setor industrial como a Ômega Energia, Alumar, Eneva, Grupo Mateus, EDP Linhas de Transmissão, Suzano, Gera Maranhão Energia, Heineken, Lavronorte, Fribal, Grupo Maratá, Comercial Rofe, Centro Elétrico, Potiguar, Roque Aço Cimento, Revest Com. e Serviços, Dínamo Engenharia, Vale, Canopus, Silveira Engenharia, Dimensão Engenharia, Construtora Escudo, Lua Nova Engenharia, Alfa Engenharia, RJ distribuição, RBC Construções, Constans, além do Sinduscon.

Informação: Fiema  

0 comentários:

Postar um comentário