quinta-feira, 23 de abril de 2020

Em meio à resposta global à COVID-19, o mundo está precisando de uma transformação econômica sustentável que promova tanto o bem-estar dos indivíduos quanto do meio ambiente. Esse é um momento decisivo para todos. Mesmo diante das adversidades atuais e do prejuízo na economia global, existe a possibilidade de construção de um futuro melhor e mais verde. Mas que dependerá das decisões dos governantes, das empresas e dos indivíduos.

A Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE) tem promovido a transformação econômica sustentável inclusiva em 20 países, desde 2013. Ao longo destes sete anos, a PAGE aprimorou sua grade de conhecimentos, entendendo que, embora as circunstâncias possam variar, existem muitos caminhos para alcançar o mesmo objetivo universal.

Cinco agências da ONU – o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa – fazem parte da PAGE, que visa fornecer apoio integrado e holístico para erradicar a pobreza; aumentar a oferta de empregos; promover a equidade social; fortalecer os meios de subsistência, a administração ambiental e o crescimento sustentável; garantir a coerência das ações tomadas e evitar a duplicação de esforços.

Ao reunir o conhecimento especializado destas agências da ONU, a PAGE já está ajudando os países a buscarem a transição por uma economia verde inclusiva, que promova o crescimento, gere empregos e traga prosperidade para todos, enquanto reduz a pressão no planeta.

Quando essa transição não é planejada, os riscos e os custos sociais, econômicos e ambientais ficam cada dia mais claros. Países e comunidades serão forçados a enfrentar uma série de desafios inéditos pelos próximos meses.

Durante esse período difícil, o papel da economia verde inclusiva para ajudar a restaurar a estabilidade e a resiliência será ainda maior.

O PNUMA permanece firme no propósito de tornar o futuro mais sustentável, compromissado com o desenvolvimento sustentável inclusivo, sabendo que o melhor caminho é abraçar uma economia verde.

O recente e-book ‘Economia na época da COVID-19’, de Richard Baldwin e Beatrice Weder di Mauro, mostra a importância que as respostas do governo terão na limitação dos efeitos negativos do vírus. Weder di Mauro afirma que “o tamanho e a persistência dos danos econômicos dependerão de como os governos vão lidar com esse súbito encontro com a natureza e com o medo”.

Agora, a cooperação é crucial para construção de um futuro melhor que não deixe ninguém para trás.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário