quarta-feira, 1 de abril de 2020
Aulas Online são alternativa durante a pandemia do COVID19  


Desde o último dia 17 de março as aulas presenciais foram suspensas no Colégio Dom Bosco, como medida preventiva ante a ameaça da pandemia do Covid19 em São Luís.

Rapidamente a escola reprogramou, em tempo recorde, as atividades e aulas online para uma estrutura 100% digital, através do aplicativo e plataforma próprios da escola. Como o Dom Bosco Exponencial já adotava metodologias ativas, o modelo de e-learning já era usado em atividades que complementavam as aulas presenciais. Assim, professores e alunos do Dom Bosco conseguiram se adaptar a essa nova modalidade de aprendizagem não presencial. Professores e coordenadores também deram suporte das famílias para eliminar as principais dúvidas.  

Como ressaltou a Diretora do Dom Bosco Raíssa Murad em comunicado aos familiares e alunos, é preciso priorizar a saúde de todos, assim como preservar o equilíbrio emocional dos alunos e nada melhor para isso, que a continuidade dos estudos:

“Manter os alunos ativos e interagindo com colegas e professores, mesmo que forma virtual, é a melhor maneira de fazer com que crianças e adolescentes sigam produtivos, minimizando o stress e a ansiedade, comuns na atual situação de confinamento forçado. É difícil para todos, mas estamos muito comprometidos em fazer tudo para ajudar as famílias a passarem por essa crise. Nesse momento a parceria da escola e dos pais é fundamental para ajudar as crianças a ressignificarem essa pandemia”, declarou Raíssa.


O Gestor Educacional do Colégio Dom Bosco Igor Melo lembrou que além de aulas, os alunos participaram de atividades multidisciplinares da metodologia Maker, na qual fizeram experimentos, construindo soluções práticas para os problemas demandados pelos professores. Artes, música e as disciplinas tradicionais também seguem sendo realizadas.

Vale ressaltar que, o fato de todos os professores do Dom Bosco Exponencial já terem sido treinados para a gravação de aulas há meses antes da pandemia, facilitou o processo e o alto nível de qualidade das aulas que conseguem entregar agora.

“Todo o corpo docente do Dom Bosco Exponencial vivenciou uma pós graduação customizada há cerca de um ano, na qual estudaram experiências de modelo híbridos de educação adotados com sucesso – que mesclam aulas presenciais ao e-learning. E há alguns meses, nossos professores também participaram de um treinamento prático sobre o uso de aplicativos e ferramentas para aulas interativas, como a criação de ambientes virtuais e estúdio. Em suma, já estavam acostumados com o modelo do e-learning quando tivemos que, por força da pandemia, adotar esse modelo integralmente”, explicou o gestor.  

A aprovação de pais e alunos sobre essa nova forma de estudar tem sido importante. Nas redes sociais da escola, diariamente há postagens das famílias com fotos das crianças estudando e garantindo que estão aproveitando bem. Os professores também seguem motivados e empenhados, e assim juntos escola e família, minimizam-se os impactos de uma crise, graças à tecnologia.

NOVAS ORIENTAÇÕES DE SINDICATOS RECOMENDAM FÉRIAS COLETIVAS DE ABRIL A MAIO NAS ESCOLAS

Essa semana os dois Sindicatos, de Professores e das Escolas Particulares (SINEPE-MA), em sintonia com o que também já anunciou a Prefeitura de São Luís, recomendaram que as escolas adotem férias coletivas no período entre abril a maio de 2020; visando o melhor aproveitamento do ano letivo diante de um cenário mundial de tantas incertezas e mudanças constantes.

Em carta às famílias o Colégio Dom Bosco comunicou que irá seguir a recomendação, e já antecipou as férias coletivas para o período de 06 de abril a cinco de maio. Essa semana a escola ainda manterá todas as aulas online. Durante as férias dos alunos entre abril a maio; as equipes de Coordenação, Supervisão, Mentoria, assim como a Administrativa seguirão trabalhando, para garantir que, nas voltas das férias, quaisquer que sejam as recomendações de funcionamento da escola, os alunos encontrem um ambiente de aprendizagem ainda mais robusto e adequado para o alcance dos objetivos educacionais do Dom Bosco. 

Informação: InterMídia Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário