quinta-feira, 4 de junho de 2020
Ação reforça a importância do recurso hídrico, atualmente o principal aliado na prevenção do novo Coronavírus, e incentiva descarte adequado de resíduos domésticos nas redes de esgoto

A apresentadora e culinarista Vovó Palmirinha que protagoniza a campanha educativa da BRK Ambiental do Meio Ambiente.

Indispensável na prevenção ao novo Coronavírus, a água é um recurso finito e que deve ser preservado. Diante desse desafio, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, lança uma campanha que incentiva o descarte adequado de resíduos domésticos, para contribuir com a preservação dos recursos hídricos, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho). A iniciativa é protagonizada pela Vovó Palmirinha, uma referência na gastronomia brasileira.

A apresentadora reforça a importância do descarte adequado do óleo de cozinha e aponta que até o uso do ralo de pia é essencial para evitar a contaminação de lagos, rios e mares. Para se ter uma ideia, cerca de 32 milhões de toneladas de lixo, das 79 milhões de toneladas produzidas pelo Brasil foram descartadas de forma inapropriada, incluindo a rede de esgoto.

Apenas em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, municípios maranhenses em que a BRK Ambiental atua, as equipes de manutenção realizaram cerca de 1.200 atendimentos para desobstrução de redes de esgoto retirando ao todo 11 toneladas de lixo em um ano.

Lineu Machado, Gerente de Operação e Manutenção da BRK Ambiental no Maranhão destaca: “um dos maiores vilões é o óleo de cozinha. Mas também são encontrados uma enorme quantidade de papel higiênico, fraldas descartáveis e absorventes, roupas, medicamentos, materiais de construção e agora, em tempos da COVID-19, até máscaras de proteção e restos de tecido foram descartados indevidamente” disse ele.

O lixo no sistema de esgotamento pode contaminar além de animais, rios e mar. A água que retorna à população, sobretudo quando há presença de medicamentos. O descarte irregular danifica o sistema de esgotamento sanitário e prejudica os mananciais, as matas ciliares, a fauna e a flora em geral.

A campanha da BRK Ambiental conta com vídeo e peças para redes sociais celebrando o dia Mundial do Meio Ambiente. E envolverá 100 influenciadores digitais que participarão na disseminação das dicas sobre a destinação correta do lixo doméstico.

0 comentários:

Postar um comentário