terça-feira, 23 de junho de 2020

O professor, quadrinista e animador Alberto de Jesus Nascimento Nicácio (Beto Nicácio), mestrando do Prof-Artes Mestrado Profissional em Artes da UFMA/UDESC, é o convidado do Projeto ‘Do Nosso Jeito’ nesta quinta-feira (25), às 20h. Com transmissão gratuita pelas redes sociais: @cultura.ufma e ufma.cultura, o pesquisador falará sobre a ‘Linguagem do Desenho Animado na Escola: Apreciação, Conhecimento e Produção”. A apresentação é direcionada a todos os públicos.

Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), através da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), o projeto extensionista ‘Do Nosso Jeito’ oferece semanalmente uma programação multicultural online com apresentações musicais, performances artísticas, oficinas e palestras de personalidades ligadas à arte e à cultura. Segundo o autor, a linguagem do desenho animado pode ser uma grande aliada na educação.

“A apreciação de curtas metragens sobre lendas brasileiras e as orientações para produção em sala de aula podem despertar o interesse dos alunos pela sua história e cultura? E mais, motivá-los a fazer suas próprias animações usando materiais e equipamentos acessíveis? Vamos levantar esses e outros questionamentos e apresentar algumas sugestões com base em nossa pesquisa de mestrado”, disse Beto Nicácio, que também é sócio proprietário da Dupla Criação @criacaodupla.

PREMIAÇÃO

Beto Nicácio venceu prêmios de salões de humor e quadrinhos no Maranhão e no país. Organizou e participou de exposições de pinturas, desenhos e cartuns e ministrou aulas e oficinas de quadrinhos, fanzines e desenhos animados. Produziu suas próprias revistas, a exemplo de “A Lenda de Carruagem Encantada de Ana Jansen”; “Catirina e Pai Francisco em Quadrinhos”; “Proscritos” e o livro infanto-juvenil “O machado de Assis”, com o seu filho Felipe Nicácio.

Ilustrou ainda livros e revistas em quadrinhos, a exemplo da história em quadrinhos do Piteco para o MSP+50. Dirigiu os premiados curtas de animação: ‘Upaon Açu, Saint Louis, São Luís (A Fundação de São Luís)’; ‘Joca e a estrela’; ‘A pequena história de Ana Jansen’; ‘Balaiada - A Guerra do Maranhão’, ‘As aventuras do Batimão’ e ‘Terra Santa, Terra Maldita’, adaptação de uma história da hq ‘Proscritos’.

AGRADECIMENTOS

“Agradeço à minha esposa Geyse Nicácio e a meu filho Felipe, e minha mãe Benedita. À minha sócia da Dupla Criação Nádia Nicácio, e aos meus orientadores do mestrado Prof. Dr. Marcus Ramusyo de Almeida Brasil e ao Prof. Dr. Reynaldo Domingos Portal” (Beto Nicácio).

Informação 

0 comentários:

Postar um comentário