quarta-feira, 24 de junho de 2020
Programa é gerido pela FIEMA/Governo do Estado e mantido pela Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, Solar Coca-Cola e Vale.

SÃO LUÍS – Os executivos das empresas apoiadoras e mantenedoras, representantes da FIEMA e do Governo do Estado que integram o Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), participaram na última quarta-feira, 24, da 2ª reunião do Conselho Gestor do programa em 2020.

A reunião aconteceu de forma remota, via videoconferência, e teve o objetivo de apresentar ao Conselho Gestor o que foi feito pelo PDF nesse primeiro semestre de 2020, os principais resultados alcançados pelo programa e as ações consolidadas nesse período de pandemia.

O PDF existe há 20 anos, sendo gerido pela FIEMA em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC) e é mantido por cinco grandes empresas industriais: Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, Solar Coca-Cola e Vale. O programa conta também com 18 empresas apoiadoras – Ambev, Breda Artefatos de Concreto, Centro Elétrico, Cimento Bravo, Comar – Consórcio Maranhão, Dínamo Engenharia, Eco Clinic, EMAP – Porto do Itaqui, Fórmula Zero, Intrading Global, KW do Brasil, Maranhão Indústria de Couros, Megamix, Mineração Aurizona, Montisol, Omega Service, Maranhão Colchões – Softflex, Topázio Indústria de Móveis – e tem foco no desenvolvimento de fornecedores locais, gerando oportunidades de negócios e qualificando empresas maranhenses, para torná-las mais competitivas.

Presente à reunião virtual, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves destacou que o momento é de incertezas e cautela, entretanto, ideal para planejar e para promover ações de solidariedade. “A hora é de planejar, pensar nas empresas, no Estado, nas pessoas. Todos temos que repensar a nossa atuação. Temos que agir de acordo com o momento que estamos vivendo. Entretanto, uma coisa muito importante é a solidariedade. E nesse contexto, o nosso PDF tem papel fundamental. Temos que ajudar as pequenas empresas que são mantidas pelas médias e as grandes empresas. Temos que unir forças para que todas as empresas voltem à cadeia de produção. Nós dependemos uns dos outros. E o PDF tem esse papel de agregar todas as empresas de diversos portes. Nesse momento, proponho uma reflexão aprofundada de um olhar global para o setor produtivo”, finalizou o presidente Baldez, ressaltando alguns projetos da Federação e das entidades de classe para socorrer o micro e pequeno empresário.

Logo em seguida a presidente do Conselho Gestor, Giselly Pinto (Vale), destacou que a pandemia trouxe mudanças no cotidiano empresarial, mas também novos aprendizados. “Refletimos muito com esse momento, que foi de dificuldades, mas também de aprendizado e troca com os executivos de várias empresas, e isso foi um ponto positivo, graças ao PDF”.

O coordenador do PDF-MA, Carlos Jorge Taborda, apresentou as atividades do Programa durante a pandemia, como as indicações de fornecedores locais ao mercado nesse período, a campanha de incentivo a compras de produtos locais, o primeiro ano do novo portal de negócios do PDF, que tem mais de 10 mil acessos e reúne três mil fornecedores locais maranhenses, das mais diversas áreas e portes,  a parceria da FIEMA/SENAI com o apoio da Alumar e da Cimento Bravo para a recuperação de respiradores mecânicos, além de reuniões online com fornecedores e gerentes de compras das apoiadoras.

“Dessas reuniões surgiu a proposta de realizarmos webinars com as áreas de Suprimentos das empresas mantenedoras e apoiadoras, abordando as oportunidades de fornecimento, procedimentos para cadastramento e pontos de melhoria”, enfatizou Taborda. “A ideia é levantar oportunidades de negócios que auxiliem as empresas a vencer dificuldades, bem como discutir caminhos para que os fornecedores maranhenses superem este momento adverso, mantendo-se e prosperando no mercado”, destacou.

Além disso foi apresentado uma parceria firmada pela FIEMA/PDF com o Sebrae, por meio do programa Sebraetec, para oferecer consultoria para empresas cadastradas no PDF em Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e Cuidados contra a COVID-19. O objetivo é preparar as empresas para a retomada de suas atividades, observando os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Maranhão.

Durante a reunião, também ocorreu a reeleição, por unanimidade, da mineradora Vale como presidente do Conselho Gestor do PDF, que continua, por mais um ano, representada pela executiva Giselly Pinto. “Agradeço a confiança de todos e acreditamos no trabalho do PDF ao longo dos anos. A pandemia proporcionou uma troca de experiências entre as empresas mantenedoras e apoiadoras, para buscar o fornecedor local”, ressaltou a gerente de Relações Institucionais da Vale e presidente do Conselho Gestor do PDF, Giselly Pinto.

Segundo o superintendente da FIEMA, César Miranda, o PDF é uma oportunidade de negócios real e potencial para as empresas maranhenses. “O PDF tem oportunizado, nesse momento de pandemia, aos fornecedores locais e, especialmente, aos cadastrados no Programa, a possibilidade de atenderem, com fornecimento de produtos e serviços, as demandas das indústrias. O momento atual requer essa união, ainda mais”, ressaltou.

Luzia Resende, secretária adjunta de Indústria, Comércio e Energia (SEINC) avaliou a parceria com a FIEMA e o PDF como positiva. “A SEINC/Governo do Estado reitera a parceria firmada com a FIEMA e que, a cada ano, o PDF se fortalece com novos parceiros e novas ações”, disse a secretária.

Atualmente, o PDF tem cadastrado na sua base mais de 3.000 empresas em diversos municípios do Estado. O programa conta com ações para criação de oportunidades de negócios, qualificação dos fornecedores locais, e já estimulou a geração de mais de R$ 30 bilhões em negócios locais.

A reunião contou com a presença de Marcus Cardoso (Alumar), Aline Louise e Fernando Otaviano (Eneva), Viviane Meister e Thefessan Lane (Equatorial Maranhão), Bruno Guerra (Solar), Giselly Pinto e Déborah Ferreira (Vale), Edilson Baldez (FIEMA), César Miranda (FIEMA), Luzia Rezende (SEINC), Mara Rafisa (Mineração Aurizona), Márcio Paolucci (Cimento Bravo), Fernando Lima (Comar), Cassiano Brandão (Dínamo Engenharia), Sabino Rocha (EMAP), Ely Puente (Maranhão Indústria de Couros), Adriano Carvalho (Montisol), Carlos Jorge, Jurema Pereira Franco, Camila Belo e Jailson Cantanhede (FIEMA/PDF).

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas nos sites www.pdfmaranhao.com.br e www.fiema.org.br.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário