quinta-feira, 9 de julho de 2020


SÃO LUÍS – Devido ao seu encantamento pelo tambor de crioula do Maranhão, despertado ainda na infância, a chefe do departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, Cássia Pires, realizará amanhã, 10, às 11h, no facebook da Agência Tambor, o lançamento on-line do livro “Coreiras: performance e jogo no tambor de crioula”.

Segundo a professora, a obra é fruto de dissertação em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e seu lançamento foi adiado devido a pandemia da covid-19.  “Eu recebi algumas propostas para lançar o livro de maneira on-line, assim, disponibilizarei o e-book gratuitamente e, em um momento pós-pandemia, lançarei a versão impressa”, contou.

Para Cássia, o interesse pela performance da coreira surgiu a partir da observação da dança do tambor de crioula ao longo de treze anos, onde houve acompanhamento de seus rituais de pagamentos de promessas, em apresentações voltadas para o turismo ou como meio de divertimento, vivenciadas seja na capital ou no interior do Maranhão. “Esta pesquisa é fruto de experiências com a dança e com o tambor de crioula, por isso a minha motivação foi analisar a figura da coreira sob a ótica da performance cultural, do jogo e do gingado dela dentro do tambor”, confidenciou.
Permeado de uma vasta pesquisa bibliográfica, registros fotográficos surpreendentes e singulares do arquivo próprio da pesquisadora, o livro dispõe também de imagens do acervo de Edgar Rocha e do cineasta Murilo Santos. A obra contém 212 páginas e leva a chancela da Editora da UFMA (Edufma).

Além desse evento de amanhã, ocorrerá também o lançamento virtual do livro no perfil no Instagram da Casa do Tambor de Crioula, às 18h, no dia 13 de julho. Faça aqui o download do livro completo “Coreiras: performance e jogo no tambor de crioula”.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário