quinta-feira, 9 de julho de 2020


SÃO LUÍS – Foi lançado nesta quinta-feira, 9, por meio da plataforma Google Meet, o UNITI Virtual, um projeto da Universidade da Terceira Idade (UNITI) da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A chefe de Divisão da Uniti e coordenadora do Projeto Uniti Virtual, Maira Teresa Rocha, explicou que o projeto é uma parceria da Uniti-Proec-UFMA junto à Uniti de Paço do Lumiar. “O projeto é voltado para pessoas a partir de 50 anos, em especial os alunos da Uniti UFMA, que tiveram as suas atividades interrompidas em decorrência da COVID-19, desde março. Com a necessidade do isolamento social, os professores da Uniti de Paço do Lumiar passaram a produzir e socializar as videoaulas, para que os alunos não se sentissem tão isolados”, detalhou.

A primeira etapa ocorrerá por meio de um Curso de extensão online, utilizando videoaulas produzidas por professores da UNITI (Unidades de São Luís e de Paço do Lumiar), que serão publicados no canal do YouTube - UNITI/Paço do Lumiar, diariamente, duas vezes ao dia. Essa etapa será realizada no período de julho e dezembro de 2020.


As videoaulas abordam temáticas como higiene, alimentação, atividades físicas, fisioterapias, terapias ocupacionais, arte e atenção emocional, entre outros assuntos adaptados ao público da Uniti.

“O projeto pode ser definido em três palavras-chave: virtualidade, videoaulas e inclusão digital, sendo essa última presente na virtualidade das videoaulas. Os alunos são estimulados a interagirem com as tecnologias, seja no computador ou nos dispositivos móveis. Então a primeira etapa é essa formação continuada dos alunos da Uniti por meio desses recursos tecnológicos. As atividades estão publicadas no YouTube e os alunos da Uniti de São Luís a partir deste momento passam a fazer parte dessas atividades. Esse é o primeiro passo para um processo de acessibilidade digital”, afirmou Maira Rocha.

A realização dessas atividades, de forma on-line, levam aos participantes aderirem à cultura virtual, com o objetivo de contribuir na busca de soluções para o campo educacional, optando pela formação continuada de seu público, na perspectiva da inclusão digital no momento em que há o isolamento social como estratégia de prevenção e combate ao novo coronavírus.


Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi, a maios satisfação em todo esse momento, é a certeza de que “todos estamos aprendendo”. “Nesse momento diferenciado, vi em todos nós, o que é essencialmente a nossa vida: a aprendizagem. Foram os idosos da Uniti de Paço do Lumiar que iniciaram esse movimento, hoje intitulado Uniti Virtual. Tenho presenciado que jovens e idosos estão iguais nesse sentido de saber lidar com as tecnologias. Ninguém conhece todas, ninguém sabe todas, ninguém sabe como fazer, mas todos aprendem”, disse.

O reitor Natalino Salgado falou da necessidade urgente que a sociedade deve ter em se envolver com esta parcela significativa da população brasileira e mundial. “Hoje temos um crescimento exponencial de idosos. O nosso quadro demográfico tem mudado ao longo do tempo. A nossa população está envelhecendo. Estamos próximos de 38 milhões de idosos no Brasil. Nos últimos seis anos, o crescimento foi de quase 30%”, lembrou.

Ele mencionou ainda que treinar o idoso em diferentes perspectivas, como a Uniti faz, desde o estado psicológico, da atividade física, da melhoria da nutrição, da atividade na arte, até o ensinamento de línguas estrangeiras, é uma educação que dá liberdade. “É como se diz que a educação liberta o cidadão. Isso se chama cidadania. Às vezes, nos preocupamos apenas com a cidadania dos jovens, mas precisamos nos preocupar cada vez mais, com a cidadania e o respeito àqueles que nos colocaram para a vida. Vamos continuar a trabalhar por essa juventude da maturidade que tem muito a contribuir com a sociedade”, frisou o reitor.

As inscrições para participar das videoaulas podem ser realizadas até o mês de novembro, direto no canal do YouTube - UNITI/Paço do Lumiar, clicando no botão “Inscrever-se”, e ativando o sino para receber as notificações. O acesso está garantido a todas as videoaulas publicadas em datas anteriores à da inscrição.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário