segunda-feira, 27 de julho de 2020
Durante três meses, 20 lideranças do poder público, iniciativa privada e terceiro Setor buscarão resolver problemas advindos com a pandemia da Covid-19, neste importante espaço da capital maranhense.


Maranhão, Goiás e São Paulo executam o piloto do Programa LIDERAÇÃO, um fórum de debates, articulação e mobilização idealizado pelo Sebrae para encontrar soluções a problemas emergenciais de um determinado território.  Nessa primeira experiência no nosso estado, o LIDERAÇÃO terá como ponto focal o Centro Histórico de São Luís e o objetivo será apresentar, a curto prazo, soluções para minimizar os impactos da crise advinda com a pandemia da Covid-19, principalmente as concernentes aos pequenos negócios desta importante área da capital maranhense.

Para integrar este fórum, o Sebrae   estadual convidou 20 representantes do poder público, iniciativa privada e de entidades da sociedade civil que atuam no Centro Histórico da capital maranhense. Na prática, o grupo que se debruçará sobre as problemáticas do ponto focal, deflagrando um processo de articulação, mobilização, planejamento e gestão das iniciativas para superar a crise que se abateu neste importante espaço geográfico da cidade, que reúne setores como comércio, turismo, economia criativa e inovação.


A tarefa é encontrar as soluções mais integralistas possíveis para os problemas da área durante os próximos três meses. As reuniões do LIDERAÇÃO já estão em curso em ambiente virtual, o que favorece a interação dos participantes e o desenvolvimento da metodologia, que foi inspirada em outro programa de grande sucesso do Sebrae, inclusive aqui no Maranhão: o Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), executado no Litoral Ocidental, Lençóis Maranhenses e na Região Tocantina.

"Nós já temos uma experiência significativa com lideranças territoriais desde quando começamos a trabalhar com o Programa LIDER, em 2017, que é mais robusto e com a busca de soluções integrativas e a longo prazo, voltando-se para um território mais extenso.  Por causa dos resultados positivos do LIDER no Maranhão, o nosso estado foi escolhido pelo Sebrae Nacional para ser um dos três pilotos do LIDERACÃO no país", revela o diretor superintendente do Sebrae estadual, Albertino Leal de Barros Filho, que participa do piloto do novo programa da instituição.


"O LIDERAÇÃO tem um ponto focal mais restrito, é idealizado para resolver problemas advindos de um momento específico e que está afetando o território em questão, busca ações rápidas sustentadas no tripé 'responder, recuperar e superar', orientando para três esferas: pessoas, ambiente de negócios e inovação", explica o executivo.

Engajamento dos participantes

Da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), participa o secretário-adjunto de Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento, que destaca a importância do fórum de articulação e mobilização. "Considero o Programa LIDERAÇÃO do Sebrae uma excelente iniciativa, ainda mais num momento pandêmico em que o mundo vive e que a gente precisa buscar soluções inovadoras. A reunião de todos esses líderes do Maranhão, pensando no Centro Histórico, é algo inusitado que não víamos mais no estado nem na cidade de São Luís, razão pela qual entendo que esta será uma oportunidade promissora de trazermos grandes contribuições para o Centro Histórico da cidade", afirma o secretário-adjunto.

O LIDERAÇÃO também conta com a participação do Instituto Federal do Maranhão. "Acredito que o programa é uma proposta de atitude, uma forma de contribuir para recuperar e retomar um dos nossos principais setores econômicos, o Turismo, e em uma área tão importante quanto o Centro Histórico de São Luís, Patrimônio da Humanidade. O grupo que pensará nas soluções integradas é formado por pessoas com competências e habilidades motivacionais, de organização e de interação e que, certamente, irão trabalhar com muito afinco para cumprir os objetivos do programa", diz a professora Janete Chaves, do Campus IFMA Centro Histórico, coordenadora dos projetos de extensão Efeito Cooperativa Escola e Conexão História.

Para Cristiano Barroso Fernandes, presidente da Associação Comercial do Maranhão, que tem sede no coração do Centro Histórico de São Luís, as expectativas são as melhores possíveis quanto ao LIDERAÇÃO como um fórum de forte mobilização institucional em favor do território.

"O Centro Histórico é o berço da nossa cidade e da formação econômica do Maranhão e um dos grandes diferenciais da capital pelo acervo, riqueza arquitetônica e pelo vigor econômico que precisa ser resgatado, até como forma de preservação. Nossa expectativa é que este programa do Sebrae contemple soluções para dar novo impulso à área, revitalizando o fluxo comercial e, assim, ajudando a minimizar os impactos da crise gerada pela pandemia", coloca Fernandes, comentando que a participação da ACM é também um tributo à região da cidade que viu nascer a entidade, a mais antiga e tradicional do estado, grande parceira do desenvolvimento local e das boas ações direcionadas a esse objetivo.

As reuniões do LIDERAÇÃO são coordenadas pelo Sebrae  Maranhão e conduzidas por uma dupla de facilitadores responsáveis por operacionalizar a metodologia entre os participantes. Até agora, já aconteceram os encontros de abertura, seguido de mais duas reuniões – o próximo será nesta segunda-feira, dia 27, às 15h, trazendo como temática "Liderança e Protagonismo". De acordo com a programação do LIDERAÇÃO, serão 16 encontros no total e o grupo terá acompanhamento do Sebrae por 18 meses.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário