quarta-feira, 26 de agosto de 2020

O deputado federal Eduardo Braide comemorou a promulgação do Novo Fundeb nesta quarta-feira (26). A matéria foi aprovada pelo Senado na terça-feira (25), sem alteração, e vai garantir mais recursos para a educação a partir de 2021. Como membro da Comissão Especial que analisou a matéria na Câmara dos Deputados, o parlamentar destacou a importância da mudança que torna o fundo permanente e vai possibilitar a melhoria da educação pública no Maranhão e em São Luís.

“Com o Novo Fundeb que construímos na Câmara, aprovado sem alteração no Senado na terça (25) e promulgado nesta quarta-feira (26), mais que dobramos a complementação do governo federal os recursos para a educação, já a partir do ano que vem. A complementação do governo federal em relação ao Fundeb vai subir de 10% para 23%. Com isso, vamos poder construir mais creches, reformar e construir novas escolas, e pagar melhor os profissionais da educação”, ressaltou Braide.

Segundo informou o deputado, 5% dos recursos da complementação terão de ser investidos na educação infantil, uma alteração importante para os municípios. “Em São Luís, por exemplo, muitas escolas precisam de reformas para que as crianças possam retornar às aulas após a pandemia. Falta a estrutura mínima para que as regras sanitárias sejam adotadas. Nossas crianças precisam de melhores condições para estudar”, declarou.

Outra mudança que Eduardo Braide considera essencial é o aumento do percentual destinado ao pagamento de professores e demais profissionais da área, de 60% para 70%: “Em São Luís, os professores estão há quatro anos sem nenhum tipo de reajuste. Sem a valorização daqueles que estão envolvidos diretamente não há como haver ensino de qualidade, por isso foi fundamental ter a garantia de mais recursos com o Novo Fundeb”, ressaltou o deputado.

Por último, o parlamentar destacou que, com o Novo Fundeb, a educação pública pode viver dias melhores. “Por ter construído a proposta do Novo Fundeb, por entender as necessidades das redes de ensino, é que vamos continuar trabalhando para que nossas crianças e jovens tenham a educação de qualidade que tanto merecem”, finalizou Eduardo Braide.

Informação: Ascom de Braide 

0 comentários:

Postar um comentário