terça-feira, 4 de agosto de 2020

MMA participa da 6ª reunião ministerial do meio ambiente, membros dos BRICS


Na última quinta-feira (30), ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou da 6ª reunião ministerial de meio ambiente dos países membros dos BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião online foi presidida pelo ministro russo, Dmitry Nikolaevich Kobylkin, e contou com a participação dos ministros Prakash Javadekar, da Índia, Huang Runqiu, da China, e Barbara Creecy, da África do Sul.

Seguindo o princípio de “responsabilidades comuns, porém diferenciadas” dos esforços globais de combate às mudanças climáticas acordados pelos países membros da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas da ONU (UNFCCC), os países dos BRICS apontaram que os países desenvolvidos devem cumprir seu compromisso com os países em desenvolvimento em aportar US$ 100 bilhões por ano.

Esses recursos são uma compensação pelos esforços destes países no combate às mudanças climáticas, conforme acordado na COP do Clima de Copenhague, em 2009. No entanto, somente USD 12 bilhões, de um total de mais de USD 1 trilhão, foram depositados pelos países desenvolvidos nos organismos de cooperação multilateral.

O grupo do BRICs também ressaltou a importância da Agenda de Qualidade Ambiental Urbana, por meio da Parceria da Sustentabilidade Ambiental Urbana (Partnership on Urban Environmental Sustainability Initiative – PUESI), que deverá fortalecer a troca de experiências e melhorar as práticas regulatórias para fazer frente a este desafio.

0 comentários:

Postar um comentário