terça-feira, 29 de setembro de 2020

Com quase 40% das metas já cumpridas, Sebrae amplia atuação do Programa levando benefícios para o interior do Estado por meio de sua rede de unidades regionais.

Mauro Borralho, Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão.

De um total de 12 ações elencadas nos seis eixos do Programa Avança Maranhão para serem executadas pelo Sebrae estadual, quase 40% da meta inicial prevista – 7.500 empresas a serem atendidas –  já foi executada desde o lançamento, no dia 13 de agosto. Esses números se traduzem em apoio concreto aos pequenos negócios, os mais atingidos com a crise deflagrada pela pandemia do novo coronavírus.

Atuando em todos os eixos do Avança Maranhão, o Sebrae já viabilizou, em 45 dias, atendimento para quase 3000 empresas na capital e no interior, com ações de orientações para o crédito, acesso à tecnologia por meio da solução Sebraetec e do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), estímulo à cooperação, ao associativismo e formação de núcleos setoriais por meio do Programa Empreender, orientações e diagnósticos empresariais por meio do Programa Negócio a Negócio, preparação para a transformação digital – por meio da solução UP Digital, suporte e qualificação ao produtor rural – com o Agronordeste e aos segmentos de turismo e construção civil com ações de capacitação, restruturação e diagnostico dos negócios e de acesso a mercado, dentre outras ações.

Destaques

Raimundo Coelho, presidente do CDE Sebrae e Senar no Maranhão: Avança Maranhão tem levado apoio efetivo aos pequenos negócios.

Algumas ações ganharam impulso se destacando nesta fase inicial no último mês. A primeira delas é o Negócio a Negócio (NAN), cuja meta original era chegar a 1000 empresas, nas várias localidades do estado onde o Sebrae conta com suas unidades regionais, ampliando assim os benefícios do Avança Maranhão. Em 45 dias de execução, já receberam ações do NAN 1300 empreendimentos em todo o Maranhão.

Outro destaque são as ações do Programa de Agentes Locais de Inovação – o ALI, que tem como objetivo fomentar a inovação, estratégia considerada como fundamental para a retomada sustentável dos pequenos negócios no pós pandemia. Com o ALI, o Sebrae já alcançou 200 empresas em São Luís, Imperatriz e Caxias, dobrando a meta inicial de atender 100 empresas dentro do Avança Maranhão.

Também se destaca a mobilização para estruturação de núcleos setoriais, parte da metodologia do Programa Empreender. Até o momento, 11 segmentos empresariais (construção civil, moda, distribuidores de produtos de beleza, papelarias, livreiros, produtores de áudio visual, sorveterias, escritórios de arquitetura, farmácias, academias de ginástica, clínicas de fisioterapia e terapeutas ocupacionais, dentre outros) já estão sendo mobilizados para formação dos núcleos setoriais, que vão identificar os problemas para o crescimento com segurança e atuar de forma cooperada, com o auxílio do Sebrae.

Além das ações citadas, o Sebrae tem dado o suporte para as empresas na transformação digital, com a solução Up Digital, que até o momento já chegou a 20 empresas das 150 previstas, além das relacionadas ao fortalecimento da cadeia da construção civil e turismo, que já beneficiaram diretamente 203 empreendimentos nos dois segmentos.

“Esse conjunto de ações representa um esforço do Sebrae para, de fato, estar ao lado dos pequenos negócios com ações concretas neste momento da retomada. Estamos mobilizando toda a nossa equipe e nossa capacidade de suporte para que esse apoio chegue a esses negócios, que são a maior força da nossa economia e os mais atingidos pela crise. Com suas ações, o Sebrae está trabalhando para oferecer apoio justamente naqueles pontos que são a maior necessidade dos pequenos negócios na gestão, no acesso a mercado e na capacitação com orientações que os auxilie nos desafios que a pandemia trouxe, como por exemplo a transformação digital”, avalia o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Ele também ressalta a ampliação do programa, que tem efetivamente chegado a várias localidades do Maranhão, por meio das unidades regionais do Sebrae. “Estamos levando essa iniciativa para vários territórios do estado, fazendo chegar o apoio ainda mais longe. Nos próximos dias, apresentaremos o Avança Maranhão em vários municípios, fazendo com que o empreendedor dessas localidades conheçam o programa e saibam como podemos ajudar nesta fase de reconstrução dos pequenos negócios e da nossa economia”, completou Borralho.

Lançamentos e avaliação positiva

Nas próximas semanas, já trabalhando pela ampliação dos benefícios do Avança Maranhão pelo território maranhense, o Sebrae lança o programa em Açailândia (30/09), Imperatriz (01/10), Balsas (05/10) e Presidente Dutra (08/10).

Em Imperatriz, o Sebrae assina termo de cooperação com a Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM) para a execução do Programa Empreender no município e com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), visando a formalização da parceria para oferta da solução de acesso à tecnologia (Sebraetec), contemplando empresas vinculadas ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores - PDF. O evento, que acontece a partir das 19h, será transmitido pelo Youtube e Facebook dos parceiros institucionais.

Saudando a iniciativa, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Estadual, Raimundo Coelho, que também preside a Federação da Agricultura do Maranhão e Serviço de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), ressalta  que o Avança Maranhão vem cumprindo importante papel de mobilização e de apoio às empresas, contemplando também o produtor rural, que já vem sendo beneficiado com ações do Agronordeste.

“O Avança Maranhão tem sido muito bem sucedido nesta fase inicial em que já nos fazemos presentes com ações concretas que beneficiam quase 3.000 pequenos negócios, dentre estes um número relevante no setor rural, onde já alcançamos 750 capacitados em 45 dias, em vários municípios. Nossa expectativa é que o programa alcance suas metas, mas, principalmente, que seja um instrumento efetivo de ajuda às empresas que estão precisando se reerguer, voltar a produzir e trabalhar com sustentabilidade e perspectivas de crescimento. Nos orgulhamos muito de fazer parte deste esforço”, completa Coelho.

Plano de Retomada das Atividades Econômicas

O Avança Maranhão reúne como parceiros as principais entidades empresariais do Maranhão – Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Maranhão.

Lançado no dia 13 de agosto, o Avança Maranhão contempla um conjunto amplo de ações (o maior da história das instituições idealizadoras) formulado com o propósito de uma atuação firme na reconstrução da economia local, fortemente impactada pelos efeitos da crise do novo coronavírus. Da parte do Sebrae, são 12 ações, com 34 desdobramentos, sendo nove executadas individualmente e três em parceria com a Fiema e ACM.

A iniciativa conjunta contribui para a mitigação dos impactos econômicos e sociais gerados nos últimos meses, além de deflagrar uma estratégia de auxílio à retomada progressiva e segura de todas as atividades produtivas e de circulação econômica, propiciando apoio emergencial às empresas, particularmente aos pequenos negócios – que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Informação: Sebrae-MA 

0 comentários:

Postar um comentário