terça-feira, 29 de setembro de 2020

Material está disponível para quem pleiteia uma vaga no cenário municipal, seja como prefeito ou vereador, e quer colocar o empreendedorismo como pauta de seu mandato.

O documento, em suas duas versões, recebeu contribuições de parceiros institucionais, como a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).


Na tarde desta segunda-feira, 28, mais um esforço do Sebrae foi realizado para melhorar o ambiente de negócios nos municípios brasileiros, favorecendo o desenvolvimento dos mesmos. A instituição acaba de lançar nacionalmente o Guia do Candidato Empreendedor em duas versões para quem almeja um cargo nessas eleições 2020, seja como prefeito ou vereador.

O evento de lançamento ocorreu em ambiente online, com a presença de executivos do Sebrae Nacional e parceiros institucionais com importante contribuição no material, como a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa (FPMMPE), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

Na versão reduzida do documento apresentado hoje, o Sebrae reuniu 10 dicas para o candidato à gestão pública, levando em consideração a temática do empreendedorismo e seus benefícios para o desenvolvimento local. O material está estruturado a partir de temas como emprego, mobilização de lideranças, desburocratização e simplificação, apoio ao empreendedor, compras públicas, empreendedorismo nas escolas, capacitação, fortalecimento da identidade do município, incentivo à cooperação e promoção à inovação e sustentabilidade fazendo um apanhado rápido sobre as principais temáticas.

Já na versão completa, os assuntos do documento anterior passam a ser esmiuçados, desdobrando-se em 100 propostas de ações que podem compor um plano de governo de desenvolvimento econômico municipal. Nesse contexto, a gestão pública trabalha e colabora, decisivamente, para que o ambiente de negócios seja favorável ao fomento e fortalecimento de empreendimentos no território, gerando mais oportunidades, emprego e renda e proporcionando uma mudança significativa na realidade local.

Ambos os documentos podem ser consultados e impressos a qualquer momento. Basta que os interessados acessem o portal www.sebraema.com.br/candidatoempreendedor. A ideia é que a maioria dos que se propõem a um cargo público nestas eleições municipais de 2020 possa conhecer o conteúdo do guia, fazendo dele um material de consulta importante e contínua.

Na versão completa do guia, o Maranhão foi um dos estados destacados, envolvendo premiações e programas realizados pelo Sebrae em consonância com a gestão pública municipal e governança territorial. Exemplo disso é o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com as experiências das prefeituras de São José de Ribamar e Barreirinhas, que venceram a etapa nacional, respectivamente,  nas categorias Compras Governamentais  e Inovação e Sustentabilidade.  Além disso, o material enfoca o Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (LIDER), realizado pela instituição no Litoral Ocidental, Lençóis Maranhenses e Região Tocantina.

Caminho sem volta

O Guia do Candidato Empreendedor é, sem dúvida, um trabalho meticuloso do Sebrae e dos parceiros institucionais deste projeto que proporciona aos municípios uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento ímpares, tendo como esteio os pequenos negócios. “Cremos que esse processo passa, primeiramente, pela vontade política da municipalidade que pode conduzir as mudanças através de ações favoráveis para estimular e engajar o cidadão”, aponta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.

O executivo complementa que um programa de governo construído a partir da visão que o candidato tenha do município é fundamental para auxiliar a população na escolha de seus representantes.

“Por isso, o Sebrae vê o desenvolvimento local como prioridade para que a gestão pública deixe de ser refém das urgências e passe a ser protagonista do avanço.  Mas esse processo é transversal e as ações para saúde, educação, infraestrutura, segurança, dentre outras, precisam estar articuladas em prol de um projeto sistêmico para desenvolver o município”, analisa.

Fazer a diferença, fugir do lugar comum e optar pela inovação na gestão pública rende grandes frutos para os municípios, como sinaliza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae estadual, Raimundo Coelho.

“Nessa perspectiva, é necessário que todos os setores e níveis da administração municipal tenham conectividade para que, em conjunto, possam oportunizar a geração de indicadores de desenvolvimento, favorecidos pelo fomento e valorização do empreendedorismo, incluindo aqui crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, assim como incentivando o turismo regional, a agricultura familiar e a construção da identidade regional a partir das vocações locais”, reforça o dirigente.

Informação: Sebrae-MA 

0 comentários:

Postar um comentário