quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Incentivar o debate e reflexão sobre políticas e as ações indigenistas voltadas à educação, saúde, terras e meio ambiente, além da valorização de suas expressões culturais materiais e imateriais é um dos objetivos da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em parceria com Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e a Comissão Estadual de Articulação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Maranhão (Coepi/MA).

O evento será online, no canal do Youtube, Direitos Humanos Maranhão e inicia nesta quinta-feira, 03, com o debate sobre “Demarcar terras e telas”, que tem a participação do secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o fotógrafo Sebastião Salgado e o comunicador da Mídia Índia, Erisvan Guajajara. Além de apresentações culturais com cantoria Tentehar e mostra etnográfica e fotográfica dos Povos Indígenas do Centro de Pesquisa de História e Arqueologia do Maranhão.

Para Adriana Carvalho, secretária executiva da Coepi/MA e coordenadora do Núcleo de Assessoria Indígena da Sedihpop, a realização de eventos como a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão assume maior importância diante do atual cenário nacional de crises econômica, sanitária e ambiental. “A realização da Semana chega como uma proposta de colocar em pauta questões que são fundamentais à vida dos povos originários, sobretudo no contexto de tantas adversidades, enfrentamento à pandemia, bem como a manutenção da luta por direitos fundamentais e faz com se abram canais de diálogo dos povos indígenas com a sociedade em geral. A Semana é também um chamado para estreitar o conhecimento mútuo, fortalecer a imagem dos povos indígenas junto à sociedade maranhense, promover a valorização da história, que coloca os indígenas como sujeitos protagonistas da sua própria história”, afirmou Adriana. 

O diretor do Centro de Pesquisa de História e Arqueologia do Maranhão, Deusdedit Carneiro, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Cultura (Secma), comenta que a Semana, que é realizada há 15 anos no Maranhão, aproxima a sociedade da riqueza e diversidade dos povos indígenas.

“A Semana é muito importante, porque abre um canal de diálogo com as comunidades, ainda há muito preconceito e distanciamento, e reforça as redes de solidariedade e apoio às causas indígenas, agregando valor às discussões, em especial neste momento de pandemia quando torna-se tão necessário reduzir os impactos da Covid”, destacou Deusdedit.

A programação se estende até sábado, 05, e conta com a participação do governador do Maranhão, Flávio Dino, a liderança indígena e coordenadora da Apib, Sônia Guajajara, o secretário de Estado de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, liderança indígena, Célia Xakriabá, secretária executiva da Coepi/MA, Adriana Carvalho e da assistente social, Suluene Guajajara.

Programação: Transmissão ao vivo: YouTube Direitos Humanos Maranhão 


Dia: 03/09

Horário: 16h às 18h

Tema: Comunicação – Demarcar as terras e as telas

Palestrantes:

Francisco Gonçalves, secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, professor do curso de Comunicação da UFMA

Sebastião Salgado, fotógrafo

Mediação:

Erisvan Guajajara, comunicador da MÍDIA ÍNDIA


Dia:04/09

Horário: 16h às 18h

Tema: Saúde – Vulnerabilidade e os impactos da COVID-19 nas aldeias

Palestrantes:

Marcos Pacheco, secretário de Estado de Articulação de Políticas Públicas, médico, doutor em Políticas Públicas pela UFMA

Célia Xakriabá, liderança indígena, professora ativista indígena do povo Xakriabá

Mediação:

Suluene Guajajara – assistente social, integrante da COIAB/COEPI


Dia: 05/09

Horário: 16h às 18h

Participação:

Flávio Dino, governador do estado do Maranhão

Sônia Guajajara, líder indígena, coordenadora executiva da APIB/COEPI

Mediação:

Adriana Carvalho, secretária executiva da Comissão Estadual de Articulação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Maranhão

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário