quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Edital, que vai escolher Organização da Sociedade Civil, faz parte do processo de reabertura e da comemoração do cinquentenário do local


As inscrições para o Chamamento Público para executar a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) terminam no próximo dia 28 de setembro. O edital, que vai selecionar uma proposta de Organização da Sociedade Civil (OSC), prevê orçamento de R$ 1,2 milhão e ocorre por ocasião da reabertura do espaço ao público, prevista para novembro deste ano, e da comemoração do cinquentenário da Biblioteca, comemorado em 2020. (Acesse aqui o edital)

A OSC deverá executar a grade de programação cultural da BDB, conforme detalhamento no Anexo V do Edital, em atividades com vistas a cumprir as seguintes metas voltados para o público e usuários da Biblioteca:

1- Eventos comemorativos, em especial a celebração da reabertura do prédio da Biblioteca Demonstrativa e comemoração dos seus 50 anos;

2- Atividades Culturais, como: espetáculos de dança, teatro, música, exposições, concertos, “contação” de histórias, entre outros;

3- Atividades Pedagógicas e Formativas, como: ações literárias, oficinas, cursos, seminários, palestras;

4- Atividades de promoção da Economia Criativa e Empreendedorismo Cultural, como: oficinas de empreendedorismo; oficinas de fotografia; oficinas de artesanato; Oficinas de games e aplicativos, dentre outros.

A organização selecionada será responsável pela contratação de toda equipe técnica, administrativa, logística, produção, curadoria, oficineiros, palestrantes, instrutores, artistas e grupos, dentre outros, e pela articulação, divulgação e difusão das ações. As ações do edital serão realizadas nas dependências da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles, sito EQS 506/507, AE s/n, Brasília/DF, quando de sua reabertura ao público, e deverão ser transmitidas ao vivo, bem como ficarem disponíveis, nas redes sociais e plataformas digitais da BDB. Mais informações pelo e-mail bdb@turismo.gov.br.

A BIBLIOTECA - Desde a sua criação, em 1970, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil se caracterizou como uma instituição inovadora, referência para bibliotecas públicas conveniadas. A unidade avançou em serviços culturais e informacionais, levando a música, o teatro e o cinema para além dos livros, em espetáculos gratuitos à população.

O local serviu ainda como laboratório de novas práticas, tendo sido a primeira biblioteca pública do país a ter o acervo digitalizado, a dispor de um site com interlocução junto aos leitores e a oferecer computadores e internet ao público.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário