quarta-feira, 14 de outubro de 2020

“O processo pela paz passa pelo diálogo e respeito entre as religiões”. A afirmação esteve presente nas respostas das três lideranças e referenciais religiosos que participam hoje, (14/10) a partir das 19h30min, do Cidade de Afetos “As várias faces de Deus: Diversidade e intolerância religiosa em São Luís”.  A lyalorixa Jô Brandão do Candomblé,  o pastor Lyndon Santos, da Igreja Evangélica Congregacional e o padre Clemir Batista, pároco da comunidade São Matias, em Alcântara, são os convidados do advogado militante em Direitos Humanos, Rafael Silva, idealizador do projeto. A live pode ser assistida no canal do YouTube e facebook Rafael Silva Oficial São Luís.

Em conversa realizada antes da live, todos enfatizaram a importância de debater a intolerância religiosa associada a outras práticas como a intolerância ideológica, o enfraquecimento da democracia estimulado pelo discurso de ódio presente na politica e nas relações sociais. Eles levantaram a preocupação em relação ao intenso processo de desumanização que leva o desrespeito à diversidade: religiosa, étnicas, orientações sexuais, classes sociais distintas, do preconceito racial, entre outras.  

“O acreditar em algo nos faz transformar, nos tornar mais forte, muda realidades, aproxima pessoas e situações”, afirmou a lyalorixa  Jô Brandão do Candomblé. Ela traz a vivência dos povos e comunidades tradicionais arraigados em um processo intenso de espiritualidade e coletividade. Irmandade, valores e princípios, tão comuns nos povos e comunidades tradicionais ajudam no fortalecimento das práticas religiosas, espirituais. “São modelos de sociedade e formas de vida completamente diferenciado, onde a palavra é sagrada, onde o diálogo é melhor forma de solução de problemas, onde a coletividade faz o amparo daqueles que estão em situação de desigualdade”, afirmo.

“A diversidade das tradições religiosas são uma fonte necessária para fomentar a cultura do encontro. O amor é aquilo que move as religiões”, enfatizou padre Clemir.  Ele enfatiza a necessidade de um dialogo sincero, tolerante e respeitoso, juntos na construção de um futuro. “Às mãos precisam ser dadas nas diferenças, na diversidade e as pessoas devem ser resgatadas naquilo que é essência do ser humano; o amor”.

“A palavra é sagrada, onde o diálogo, pautado na coletividade, é a melhor forma de solução de problemas” enfatizou o pastor Lyndon Santos, da Igreja Evangélica Congregacional. Ele acredita que o processo pela paz passa pelo diálogo entre as religiões. “As pessoas precisam rever sua própria postura, reaprender a olhar o mundo e também contribuir para maior respeito e compreensão do limite do outro. É um desafio muito grande conter esse processo acirrado de ódio e intolerância”.

Serviço:

O quê: Live Cidade de Afetos Diversidade e intolerância religiosa em São Luís é tema do Cidade de Afetos

Quando: 14/10 (quarta-feira) das 19h30min às 20h30min

Endereço: http://www.youtube.com/c/rafaelsilvaoficialsaoluis

Informação: Yndara Vasques

0 comentários:

Postar um comentário