quinta-feira, 8 de outubro de 2020

O Governo do Estado está ampliando a sua capacidade de ofertar mamografias às mulheres maranhenses. Referência no tratamento de câncer no estado, o Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, agora dispõe de um mamógrafo digital de última geração. O diferencial é que o aparelho é 100% digital e possibilita novos exames, como a mamografia 3D. O novo mamógrafo permite que mais pacientes sejam atendidos, melhora a qualidade da imagem e promove mais conforto aos pacientes. 

De acordo com a diretora administrativa do Hospital do Câncer, Ana Flávia Lustosa, a unidade, que integra a rede de saúde estadual, agora possui todos os aparatos para diagnosticar os mais diversos tipos de câncer.

“Antes, nosso mamógrafo era manual e não possuía um alcance tão específico da mama, além de ser um exame bem dolorido para as mulheres, por conta da compressão que era necessária. Já com o mamógrafo digital há uma facilidade maior de captação, a paciente não precisa se expor tanto. É uma conquista muito grande não só para o Hospital de Câncer, mas também para nossos pacientes e para toda a população”, destaca a diretora Ana Flávia Lustosa.

O Hospital de Câncer é uma das unidades que estão reforçando a oferta de exames durante a Campanha Outubro Rosa, que este ano tem como tema “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”, destacando que é fundamental perceber os sinais do corpo e buscar atendimento com um profissional de saúde. Até o fim do mês, a previsão é que sejam realizados aproximadamente 1 mil exames de mamografia na unidade e 200 consultas com médico mastologista na unidade.

Dona Maria de Jesus Serra, 62 anos, é um exemplo de que os exames preventivos podem ser determinantes para o início precoce do tratamento, que aumenta em 90% as chances de recuperação. Ela conta que anualmente faz a mamografia, e foi durante esse exame preventivo que descobriu um câncer de mama ainda na sua forma inicial. Hoje ela voltou à unidade para realizar uma nova bateria de exames, desta vez pré-operatórios para a retirada do tumor.

“Esses exames são muito importantes e devem ser feitos anualmente, pois através deles temos a oportunidade de descobrir a doença e iniciar o tratamento o quanto antes”, alertou a aposentada.

Em toda a rede estadual de saúde, ao longo do mês de outubro, serão aproximadamente 1,5 mil consultas com médico mastologista e mais de 5 mil exames de mamografia nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Chapadinha e Pinheiro.

Os aparelhos de mamografia do Sistema Único de Saúde (SUS) estão distribuídos em 11 regionais de saúde. Estes, estão localizados nas cidades de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, São Luís, Timon, Tuntum, Santa Inês e São João Patos.

Unidades na capital 

Além do Hospital do Câncer, outras duas unidades na capital também aumentaram a oferta de serviços durante a Campanha Outubro Rosa. A Policlínica Diamante, que está oferecendo 1,5 mil exames de mamografia e 500 consultas com médico mastologista, e o Hospital Dr. Genésio Rêgo, com 480 consultas. 

Agendamentos 

As mamografias serão agendadas sem encaminhamento médico, desde que a mulher esteja na faixa etária para rastreamento, que é de 40 a 69 anos. O encaminhamento do SUS é obrigatório somente para agendamento com mastologista.

Para agendamento da consulta e/ou do exame é necessário procurar um dos canais de marcação. São eles: o Viva Cidadão (Beira Mar, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping e Golden Shopping), através do aplicativo Procon MA, no site seati.segov.ma.gov.br/policlínica ou pelo Disque Saúde (3190-9091).

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário