terça-feira, 13 de outubro de 2020

O evento irá valorizar toda a cadeia produtiva envolvida na arte de cozinhar, do artesanato ao empreendimento turístico

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) garantiu apoio ao 4º Festival Edição do Festival das Tulhas que começou nesta terça-feira (13) e irá até quinta-feira (15). O evento está ocorrendo virtualmente pelo instagram e youtube com vídeos, intercalados por lives, de 9h às 21h.

Troca de conhecimento e experiências, criação de redes de relacionamento entres pessoas, empresas e instituições através da cultura gastronômica, promovendo o que é do Maranhão e apresentando tecnologias da produção de alimentos. Esse é o propósito desta iniciativa já consolidada no calendário do estado, voltada a um variado público – que vai de organizações, produtores, estudantes e pesquisadores das cadeias produtivas da cultura da gastronomia, até profissionais da agricultura, da culinária, do turismo e da comunicação e toda comunidade interessada.

Com a participação de chefs do Maranhão e de todo o Brasil, de renome nacional e internacional, o Festival conta com cerca de 120 convidados, o evento é realizado pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários – AMAC, em parceria com a Setur e representantes dos diversos setores, público e privado do Maranhão.

Com a participação na abertura e com live, nesta terça-feira (13), às 17h, o secretário da Secretaria de Estado do Turismo – SETUR, Catulé Júnior, juntamente com a jornalista especialista em Turismo, Alessandra Lontra conversaram sobre o “Turismo Sustentável – Turismo Único e Encantador” do Maranhão.

Para o secretário de Turismo, Catulé Júnior, o turismo e a gastronomia caminham lado a lado. “Nosso foco é que esse forte elemento cultural (gastronomia) se torne uma experiência encantadora para os turistas, fazendo com que a identidade do maranhense seja conhecida e reconhecida mundialmente. A gastronomia maranhense é um atrativos do nosso Estado”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior.

Na terça-feira (13), às 20 horas, a empresa Mix Eventos e Cerimonial & Oficina de Eventos e Cerimonial receberá o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Turismo – SETUR, Hugo Paiva Veiga, que falará sobre o Empreendedorismo Criativo.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Turismo – SETUR, Hugo Paiva Veiga, estará ministrando uma live no dia 14, às 17h, sobre TURISMO SUSTENTÁVEL – A importância da Gastronomia para o Turismo.

O Festival das Tulhas 2020 pretende aguçar as memórias afetivas dos participantes, do sabor, do cheiro, da troca de calor humano (mesmo em tempos de distanciamento social) é o que promete Júnior Ayoub, idealizador e coordenador do evento, membro da AMAC. “Contaremos a história que cada um de nós tem construído a cada dia. Dividiremos, com todos, nossas experiências, vivências, seja nos Mercados do Mundo, na Cozinha, no Balcão do Bar, colocando Água na Brasa ou a Mão na Massa, sempre exercendo a Arte de Receber Bem, Harmonizando, Ao Vivo e em cores, gravado em Vídeos, Áudios ou Textos e até mesmo com Fotos, Músicas e Danças. Deixando nosso Estado no Mapa”, descreve poeticamente a programação o chef Júnior Ayoub.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário