terça-feira, 3 de novembro de 2020

Quer comprar produtos fresquinhos e livres de agrotóxicos? É só passar lá na Feira Agroecológica e Solidária, que acontecerá na quarta-feira (04/11), na Praça da Alegria, no Centro de São Luís, das 06h às 12h. A iniciativa valoriza a produção de alimentos diversificados da agricultura familiar e artesanatos de organizações produtivas - formadas, em especial, por mulheres - que praticam a economia solidária e a agroecologia. 

A Feira ocorre todas as primeiras quartas-feiras do mês sendo uma das atividades fixas que integram o Circuito de Feiras Agroecológicas e Solidárias da Região Metropolitana de São Luís.  Atualmente com duas atividades fixas mensais que reúnem 17 empreendimentos econômico -solidários dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Bacabeira, Rosário, Presidente Juscelino e Morros e segue criteriosamente todos os procedimentos de segurança sanitária em relação ao período pandêmico.

A Feira é realizada pela Associação Agroecológica Tijupá e pelos empreendimentos membros do GT de Comercialização do Fórum Estadual de Economia Solidária (FEESMA). As outras atividades do Circuito são: o Empório da Economia Solidária, que ocorre toda primeira quinta-feira do mês no Dalplaza Center na COHAB e a Feira da Resex de Tauá-Mirim que acontece na UFMA mas encontra-se paralisada por conta da suspensão das aulas por conta da Pandemia.

Incentivo à Agroecologia 

A diversidade de produtos comercializados na Feira Agroecológica e Solidária revela a riqueza e produtividade da região do Baixo Munim e da Zona Rural da Ilha de São Luís. As verduras, frutas e outros alimentos são cultivados nos quintais, roçados, das áreas de extrativismo, enfim da rica agrobiodiversidade existente na região. Para o assessor técnico da Associação Agroecológica Tijupá, Carlos Pereira, o Circuito de Feiras é importante para a vida das feirantes, pois além da renda auferida, há a satisfação pelo aprendizado da construção de conhecimento, de novos valores e criação de laços de confiança e solidariedade entre essas mulheres e os consumidores. “Além do papel natural das feiras agroecológicas, de levar uma alimentação limpa e sem veneno para a mesa do consumidor”, afirmou. 

Leonina dos Santos (Lió) e Lourival Pereira da Silva (Loro) do povoado Patizal (Morros/MA) se envolveram com o aprimoramento de seu quintais, espaços produtivos cuja gestão está tradicionalmente sob o controle das mulheres. Antes, a produção que estava direcionada para prover a família, passou a ter destaque na sustentação econômica da família com a organização do Circuito de Feiras Agroecológicas. 

Os trabalhos foram se consolidando com a produção local de mudas de frutíferas, madeiráveis e adubadoras. As mulheres que participaram das atividades de formação e os Sistemas Agroflorestais (SAF) assumiram uma dupla função: orientar outras pessoas sobre como implantar os sistemas e ao mesmo tempo fornecer mudas. 

Serviço:

O quê: Feira Agroecológica e Solidária

Quando: 04/11 das 6h as 12h 

Local: Praça da Alegria, centro

Importante o uso da máscara para acesso à Feira

Informação: Yndara Vasquez

0 comentários:

Postar um comentário