segunda-feira, 2 de novembro de 2020


Já pensou na oportunidade de viajar e nessa viagem aprender como manobrar a vela de um barco? Ou, como fazer o pão fresquinho para comer no café da manhã? Ou ainda, aprimorar sua conexão espiritual?

Pois é, essas são as motivações que estão fazendo as pessoas saírem de suas casas e buscarem destinos que ofereça vivências culturais em ambientes naturais, que tenha impacto positivo na sobrevivência das famílias da região e na conservação da natureza, que permita vida saudável e vivência com ar puro, água limpa, contato com a natureza, possibilidade de realizar exercícios físicos e  que atenda diferentes propostas.

Pensando nessa motivação, vejo o quanto nós, maranhenses, somos sortudos e abençoados por Deus, pois temos destinos estruturados para atrair essa demanda e se soubermos aproveitar conseguiremos fortalecer o Turismo de Natureza em nosso estado a longo prazo.

Mas então, o que fazer para isso acontecer?

Primeiro passo é envolver e respeitar a comunidade na qual será realizada a atividade turística. Segundo passo é capacitar nativos para receber, conduzir, hospedar e alimentar os turistas que buscam esse contato mais próximo e autêntico com a natureza. Terceiro passo é trabalhar uma consciência ecológica e ambiental com todos os envolvidos para que a atividade possa ser realizada com menor impacto possível para a região. Quarto passo é trabalhar o turismo nessas localidades em âmbito educacional, pedagógico com a intenção de criar a interação de todos com o meio ambiente e produzir conhecimento que permitam criar vivência e prática. E o último passo, é estar alinhado com as práticas sustentáveis do desenvolvimento e observar: saúde pública, inclusão social, conservação da biodiversidade, ações para o clima, economia circular, governança e finanças.

Com essa nova perspectiva, com políticas públicas alinhadas com o novo momento, somados a essa motivação, opino que em curto espaço de tempo já teremos atividades como: Turismo de Natureza, Turismo de bem-estar, Turismo de base comunitária, Volunturismo, Turismo Científico sendo carro chefe para o Turismo do Maranhão.


Renata Costa

Turismóloga/ Especialista em Mkt e Gestão de Pessoas

Empreendedora

Diretora Efetiva da Associação Comercial do Maranhão

Membro do Conselho Estadual de Turismo

0 comentários:

Postar um comentário