terça-feira, 8 de dezembro de 2020


As ações direcionadas à educação ambiental do Maranhão realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), foram destaque na revista da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). A revista está em sua segunda edição e terá periodicidade bimestral.

O trabalho que vem sendo desenvolvido pela SEMA quanto à preservação, conservação e recuperação ambiental teve notoriedade na revista. Na publicação, dentre as ações que a Secretaria realiza, foram mencionadas as Oficinas de Construção de Planos de Ação Municipais de Educação Ambiental que realizam capacitações com foco nas 04 temáticas da Política Estadual de Educação Ambiental e auxilia na construção do Plano, que é um importante instrumento de gestão ambiental dos municípios.

De acordo com o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, se faz necessário, no atual contexto, manter os trabalhos da Secretaria a todo vapor e, assim, conseguir o reconhecimento das atividades da SEMA, como afirma: “é de extrema importância a matéria que foi divulgada na revista da ABEMA porque demonstrou que o Maranhão se preocupa, acima de tudo, com a questão ambiental. Lá nós podemos explicar e mostrar às pessoas, aos leitores de uma forma geral, o nosso programa Maranhão Verde, programa originário aqui do Maranhão, o qual ele incentiva a defesa do meio ambiente e possibilita o desenvolvimento sustentável dos beneficiários, de capacitação ambiental, social, técnica e profissional. Além disso, foi criada também a nossa lei que instituiu a Escola Ambiental do Maranhão, idealizada pelo governador Flávio Dino, e devidamente promulgada a qual tem o aspecto formal e não formal. Portanto, agradecemos a matéria e a divulgação das ações que estão sendo implementadas no estado do Maranhão no âmbito ambiental”.

Na publicação, destaca-se ainda as atividades referentes ao Programa Maranhão Verde que incentiva a defesa do meio ambiente e possibilita o desenvolvimento sustentável em benefício da qualidade de vida à população através de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional. O programa já beneficiou mais de 450 famílias, com previsão de beneficiar mais 400 famílias. Também já foram plantadas mais de 60 mil mudas pelo programa.

Outro ponto destacado foi a criação da Escola Ambiental do Maranhão. Aprovada no dia 14 de outubro a Lei 293/2020, a Escola, desenvolvida com apoio da Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Plataforma Eskada, tem como objetivo proporcionar a execução da Política Estadual de Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de educação formal e não formal.

A revista é voltada para o público especializado na área de meio ambiente. Em sua segunda edição a publicação possui 108 páginas entre conteúdo editorial, artigo, matérias dos 26 estados e do Distrito Federal. A publicação terá periodicidade bimestral e objetiva fortalecer as ações das secretarias e autarquias ambientais de todo o Brasil.

Você pode acessar a segunda edição e ler a matéria completa sobre o Maranhão clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário