terça-feira, 12 de janeiro de 2021

(Rafael dos Santos Marques)

Após a fundação de São Luís e depois com a expulsão dos franceses destas terras sai uma expedição daqui de São Luís no dia 25 de dezembro de 1615, dia de Natal, sob ordem de Alexandre de Moura e comando de Francisco Caldeira Castelo Branco, com destino à foz do Rio Guamá, em frente à Baía do Guajará, local habitado pela mesma Nação Tupinambá de Upaon Açu.

Chegaram no dia 12 de janeiro de 2016 ao local que os indígenas chamavam de Mairi e onde foi erigido um forte de madeira que depois passou a se chamar de Forte do Presépio. À colônia formada ao redor do Forte, ele deu o nome de Feliz Lusitânia, embrião da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará. 

"Em seguida, Francisco Caldeira mandou ao Maranhão o alferes Pedro Teixeira, para comunicar o resultado de sua missão. Esse oficial, com um pequeno grupo de soldados e alguns índios de confiança, pôs-se por terra em 7 de março de 1616. A difícil viagem, que durou dois meses, traçou uma rota de comunicação terrestre entre o Grão-Pará e o Maranhão. Pedro Teixeira regressou, dessa vez por mar, trazendo no lanchão que o conduzia, 30 soldados arcabuzeiros , sob o comando de Salvador de Melo, além de petrechos bélicos e fardamento" (wikipédia)

São Luís e Belém são cidades irmãs. E são ligadinhas assim desde o começo. Foram capitais, alternadamente, do estado colonial português Maranhão e Grão Pará que depois veio a se chamar Grão Pará e Maranhão, separado do estado colonial do Brasil. 

São Luís é uma Belém meio nordestina. E Belém, uma São Luís mais amazônica. Compartilhamos alguns dos nossos mais caros marcos identitários como o açaí (juçara), o bacuri e o cupuaçu, o azulejo, os ritmos caribenhos, falar o português empregando o "tu" bem conjugado, a miscigenação explícita do nosso povo, algumas gírias em comum, o tambor de Mina e as encantarias e até o carimbó, que tem parte de suas raízes no Maranhão. A hospitalidade e a alegria do povo é outra característica que nos é comum.

Para qualquer ludovicense e boa parte dos maranhenses, visitar Belém e o Pará é quase igual a voltar a nossa própria terra, tanta a familiaridade! Mas é claro que cada uma tem as suas particularidades e encantos próprios.

Belém nos seduz com seus cheiros, sua rica gastronomia, sua música efervescente, suas praias de rio com ondas e seu povo.

Se a história de Belém começou aqui, nós também estamos de parabéns! 

Saudações calorosas dos irmãos do Meio Norte para a Metrópole da Amazônia! 


Imagens da internet: de Belém-PA e de São Luís - MA.

0 comentários:

Postar um comentário