terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Alinhar e confirmar as datas das ações a serem desenvolvidas para organizar e disciplinar o comércio informal da Paria Grande. Essas e outras ações relacionadas ao ordenamento turístico dos vendedores ambulantes na região do Centro Histórico foram discutidas, nesta terça-feira, 12, em reunião na Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), entre representantes da Blitz Urbana, do Batalhão de Polícia Militar do Turismo (BPTur) e da equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional, da Secretaria.

Esse é o segundo encontro realizado entre os representantes, onde ficou definido a realização de uma reunião com os comerciantes informais para o dia 25 de janeiro, no Convento das Mercês, para tratar com o segmento a respeito das propostas de ordenamento das suas atividades, além da definição das datas dos cursos de capacitação e de qualificação que serão desenvolvidas pela Setur para esses trabalhadores.

Entre as ações planejadas em conjunto está a adequação do local, no perímetro que compreende a Praça Nauro Machado, para visitação turística, regularização e padronização dos comerciantes informais, e a retirada de vendedores não regularizados e que comercializam bebidas alcoólicas no local.

“Além de trazer uma melhor experiência para quem visita o Centro Histórico, essas ações iram melhorar e fortalecer nosso atrativo turístico. Essa padronização das atividades do comercio informal na região irá trazer melhorias e qualidade dos serviços que esses comerciantes deverão prestar aos nossos visitantes”, destacou o secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior.

Para o Superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Fernando Campelo, o ordenamento do local irá potencializar os índices de qualidade do produto e da experiência do turista na região.

“Nesse sentido, essas ações, juntamente com a oferta de cursos de qualificação profissional, ações educativas de sensibilização em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a padronização destes agentes contribuirão para a efetivação da ação”, destacou o superintendente.

Para o Tenente Oliveira, do BPTur, ações de esforços conjuntos na busca de padronizar os comerciantes informais é de extrema importância para o ambiente e a vivência segura dos turistas e frequentadores do Centro Histórico.

“Juntamente com a ação policial no local temos a intenção de colaborar para que a padronização desses comerciantes possa ser positiva, de modo que, todos possam cumprir seu papel e usufruir de um Centro Histórico seguro para todos”, frisou o tenente.

Jorcelsio Silva, Coordenador de Comércio Informal da Blitz Urbana de São Luís, destacou que o ordenamento e a padronização do espaço turístico do Centro Histórico é necessário para o incremento das atividades do turismo da região.

“Em conjunto com a Setur estamos traçando ações que possibilitem avanços na organização dos vendedores ambulantes daquela localidade. Não iremos prejudicar e nem desamparar aqueles trabalhadores que já estão ali diariamente garantindo seu sustento, mas iremos atuar para organizar esses comerciantes e a área para que esteja em conformidade”, explicou o coordenador.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário