sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Qualificar e capacitar profissionais ligados ao trade turístico no Maranhão desenvolvendo, dessa forma, os produtos turísticos da região. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, qualificou, no ano de 2020, um total de 1350 profissionais e estudantes.

Foram 15 cursos gratuitos formando ao todo 29 turmas durante o período. Dentre os cursos ofertados estão os de Informações Turísticas; de Hospedagem Familiar: como montar um negócio cama & café; Técnicas de Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem; Qualidade no Atendimento; Noções de Empreendedorismo para Artesãos, entre outros.

Além dos cursos presenciais foram ofertados também cursos na modalidade à distância como: Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, Estratégias de Atendimento no Turismo, Vendas Inteligentes para Artesãos e Vendas Inteligentes para Bares e Restaurantes.

Plataforma online

Os cursos online, preparados pela equipe técnica da Setur para uma edição especial do “Mais Qualificação e Turismo EAD”, foi uma alternativa criada pela Secretaria de Turismo para dar continuidade à capacitação de profissionais do trade durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus.

No primeiro ciclo de cursos, realizado em julho, foram qualificados 110 alunos, enquanto que, no segundo, em agosto, 171 alunos receberam seus certificados de capacitação nos cursos de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, Estratégias de Atendimento no Turismo, Vendas Inteligentes para Artesãos, todos estes com carga horária de 20 horas, e Vendas Inteligentes para Bares e Restaurantes, com carga horária de 16 horas.

As aulas do segundo ciclo de cursos tiveram início, em agosto, desta vez com a oferta de 100 vagas para cada curso, número muito superior ao ofertado no primeiro ciclo, que foram 20 por curso. O acréscimo no número de vagas teve o objetivo de atender a um aumento na procura pelas vagas como aconteceu no primeiro ciclo.

O secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, destacou que a qualificação de profissionais integra uma série de ações implementadas pelo governo do estado para retomada do desenvolvimento do Turismo.

“É fundamental qualificarmos os nossos colaboradores que atuam na linha de frente do atendimento ao turista, principalmente neste momento de retomada das atividades. A atualização proporciona, ao mesmo tempo, desenvolvimento na carreira dos colaboradores e serviços mais qualificados para o turista”, observa.

O superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Fernando Campelo, explicou que os cursos ofertados foram preparados levando em consideração a realidade cotidiana dos prestadores de serviços turísticos.

“A oferta dos cursos fez parte de um esforço e preocupação em desenvolver ações de qualificação e capacitação desses profissionais com metodologia diferenciada, de tutoria com acompanhamentos personalizados e elementos didáticos que incentivam a aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos”, explicou o superintendente.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário