domingo, 28 de fevereiro de 2021


* Artigo do governador Flávio Dino

O Brasil só vai se recuperar tendo um projeto nacional de desenvolvimento, com fortes investimentos públicos, capazes de motivar as empresas. É o que temos feito na esfera estadual, avançando na quitação de gigantescas e históricas dívidas com a população.

Defendo que compromisso social, responsabilidade fiscal e bom senso formam um trinômio indissociável quando se assume o ofício de gestor público. Com este ideário, temos implementado ações fundamentais mediante a ampliação do aporte de recursos em obras e serviços que resultam em benefícios diretos à população e geram oportunidades para trabalhadores e empresas, que poderiam estar com atividades suspensas ou mesmo definitivamente fechadas, não fossem os investimentos públicos.

Com efeito, em relatório divulgado esta semana, a Secretaria do Tesouro Nacional do Governo Federal apontou que o Maranhão é o 3º estado do país que mais realizou investimentos públicos em 2020. Isto se traduz em obras como novas unidades hospitalares, mais leitos instalados, mais escolas e campi universitários, estradas etc.

Apesar da pandemia, continuamos a execução do maior programa de obras educacionais do país, o Escola Digna, com novas unidades ficando prontas para o retorno das aulas, assim que possível. Por exemplo, neste sábado estive no IEMA São Luís, inaugurando a nova biblioteca escolar e autorizando mais R$ 11 milhões para reconstrução do ginásio da escola e abertura de 30.000 vagas em cursos do Programa Maranhão Profissionalizado.

Na saúde, seguimos com ampliação de hospitais por todo o estado, instalando também novos leitos para tratamento de casos de coronavírus. Na próxima semana, vamos chegar ao número de 500 novos leitos abertos em 2021.

Ainda esta semana lançaremos o Programa Trabalho Jovem, com oferta de cursos, editais para jovens empreendedores e estágios com bolsas, além de apoio financeiro a empresas que contratem jovens. Até o final do mês de março, também vamos lançar o Plano Maranhão Forte, com mais investimentos públicos e novas oportunidades de geração de postos de trabalho. Na primeira edição do Plano, homenageando Celso Furtado, executado no 2º semestre de 2020, investimos quase R$ 500 milhões com recursos públicos.

Manter esse ousado programa de investimentos com recursos estaduais não é simples. Exige planejamento, coragem e imprescindível responsabilidade fiscal. Este é o caminho que escolhemos seguir no Maranhão. É momento de nos unirmos em esperança, com plena consciência do grave cenário que ainda teremos pela frente. Tenhamos fé. Juntos, vamos vencer!

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário