sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Com a rica combinação de ecoturismo, cultura e vivências locais, o município de Tutóia, no Polo Delta das Américas recebeu, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) afim de fomentar, qualificar e desenvolver o turismo. Com ênfase no turismo sustentável, foram oferecidos cursos de qualificação, cadastro de artesãos, de profissionais e de empreendimentos turísticos.

As ações fazem parte da Caravana Mais Turismo, que durante a semana ofereceu os cursos de “Qualidade no atendimento para bares e restaurantes”, “Condução de passeio em ambientes naturais” e de “Informações turísticas”, qualificando 74 profissionais. A caravana contou, ainda, com o levantamento de sete pousadas e empreendimento para cadastro e renovação no Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur).

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, a região está se preparando para a volta dos turistas. “Fomentar o turismo nessas localidades pode ser um importante caminho para geração de renda, por isso estamos sensibilizando os empreendedores e a comunidade local por meio de palestras e cursos de qualificação. É importante que estejam preparados para receber a demanda de turistas crescente”, explica o gestor da Setur.

De acordo com o superintendente de turismo do Polo Lençóis e Delta, Júnior Motta, a Setur tem trabalhado para reforçar a importância do turismo responsável e sustentável. “Com a procura maior pelo ecoturismo precisamos qualificar ainda mais a mão de obra. Em Tutóia, temos a praia do Arpoador, conhecida como uma das mais belas praias em mar aberto do Maranhão, com dunas e lagoas. Cenário cada dia mais procurado pelos turistas”, reforçou Júnior Motta.

A moradora do povoado de Arpoador em Tutóia, Juliana Costa, 22 anos, que participou do curso de Condução de Passeios em Ambientes Naturais, agradeceu a oportunidade e afirmou que a qualificação é necessária. “Nós estamos sempre recebendo turistas em nosso povoado e praias, eu já participei do curso de boas práticas para manipulação de alimentos no ano de 2019, agora participei de mais um que gostei muito, estou aprimorando minhas habilidades”, disse.

Já foram cadastrados 13 artesãos em Tutóia para emissão da carteira nacional do artesão fornecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). No último dia da caravana, nesta sexta-feira (26), o povoado do Arpoador irá receber a Caravana Mais Turismo para mais cadastros de artesãos locais.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário