segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Por: Rafael dos Santos Marques 

www.maramazon.com

Mangue é árvore.

Manguezal é floresta.

O Maranhão tem quase a metade dos manguezais do país.

Aqui onde a Amazônia encontra o Atlântico,  a Ilha de Upaon Açu desponta no cenário turístico e cultural do país. Patrimônio da Humanidade.

Mas o seu patrimônio natural, salvo as praias, é pouco valorizado e mostrado, especialmente os manguezais.

Ecossistema único, ele é a maternidade do mar. Contém a erosão marinha. Estoca caborno. Produz chuva. É reduto da biodiversidade marinha, costeira e é fonte de renda para muitas comunidades extrativistas. É a única floresta que se adaptou ao vai e vem das marés. Tem raízes impressionantes, fruto da arte divina. Raízes que "respiram no ar". Folhas que suam o excesso do sal do mar...

No coração do Paço do Lumiar, em Mojó - zona rural da nossa Ilha - existe um lugar encantado imerso nessa floresta costeira. 

Único no Maranhão, a "Casa do Mangue" é a melhor vivência do manguezal em nosso estado. De estrutura simples e rústica, faz lembrar um rancho de pescador, que fica ilhado nas marés altas e, na maré seca, tem acesso através de uma trilha encantadora dentro da floresta. 

Para quem é desapegado do conforto convencional, é possível pernoitar (trazer as redes). Mas também pode ser alugado para uso durante o dia. Tem água encanada, energia, uma pequena churrasqueira e geladeira. 

A vista da varanda é panorâmica para o Rio Santo Antônio, o mesmo que deságua na Baía do Curupu onde também deságua o Rio Paciência, em frente à Ilha do Curupu e à Praia de Panaquatira. Uma lancha fica a disposição para transporte se houver necessidade e também para fazer passeios náuticos pelo rio e para as praias da região. 

Aqui a natureza primitiva de Upaon Açu se revela em toda a sua exuberância e o lugar é um prato cheio para o turismo ecológico, contemplativo, observação de aves e fauna marinha e costeira, praia e de pesca. 

Contatos com Ademar Caldas 

(98) 99902 5971

982082568

@filho.ademar


4 comentários:

  1. MARAVILHOSO esse nosso lugar. Só é esquecido pelo poder público de nossa Cidade.

    ResponderExcluir
  2. Muito convidativo o local a partir desta descricao de Rafael Marques, com detalhes interessantes sobre a simplicidade da casa em contraste com a paisagem exotica é sem duvida um roteiro que merece ser explorado pelos amantes da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael é um craque nessa área de vivencia e descrever esses espaços ambientais

      Excluir