quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O Observatório de Turismo da Cidade de São Luís (OBSTURSLZ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Turismo de São Luís, divulgou recentemente o boletim especial de monitoramento das atividades turísticas de 2020, trazendo informações relevantes referentes às atividades ligadas direta e indiretamente ao Turismo, como: os valores médios das diárias, empregos, fluxo de passageiros e voos e companhias aéreas. 

De acordo com a coordenadora do OBSTURSLZ, Angela Roberta Lucas, 2020 foi um ano difícil para a atividade turística em São Luís devido a pandemia da COVID-19. Os dados mostraram que tivemos poucos voos e uma redução significativa no fluxo de passageiros nos principais portões de acesso à São Luís. 

Os dados 

Segundo a Infraero, o número de voos resultou em apenas 12.282, sendo a companhia aérea AZUL a que mais operou voos no Aeroporto Carlos Cunha Machado. As cidades mais conectadas ao destino São Luís via aérea foram São Paulo, Brasília e Recife.

O fluxo de passageiros no Aeroporto foi o menor em 9 anos, com apenas 728.721 passageiros. Em comparação ao ano de 2019 (1.668.339 passageiros), houve uma redução de 56,32% (Infraero, 2020).

Nos terminais marítimos, sob a responsabilidade da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), 1.187.721 passageiros embarcaram /desembarcaram nos terminais do Cujupe e Ponta da Espera em 2020. Os meses de abril e maio destacaram-se com os menores fluxos de passageiros do ano (EMAP, 2020)

O número de embarque e desembarque de passageiros, através do Trem de Passageiros Estação Ferroviária Carajás - VALE, foi de apenas 65.548. Em comparação ao ano de 2019 (232.539 passageiros), a redução foi de 71,81% (VALE, 2020).

Para finalizar a coordenadora destaca que em 2021, novas pesquisas estão sendo desenvolvidas para ampliar o campo de: “Em apenas um ano de OBSTURSLZ, conseguimos fazer o acompanhamento dos principais indicadores que impactam na atividade turística e em 2021, estamos realizando o levantamento e monitoramento de meios de hospedagem, bem como de suas taxas de ocupação e diárias médias. Além disso, pesquisas como demanda turística de alta e baixa temporadas, perfil do ciclista e comportamento de compra do consumidor no turismo são algumas das demandas que o OBSTURSLZ, em conjunto com a equipe mercadológica da secretaria municipal de turismo está desenvolvendo.

Informação: OBSTURSLZ da UFMA

Imagem Ilustrativa/Internet

0 comentários:

Postar um comentário