quinta-feira, 15 de abril de 2021

O governador Flávio Dino participou, nesta quinta-feira (15), do seminário virtual Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve como tema a região Nordeste. Na ocasião, ele defendeu que cuidar das crianças é um dos caminhos para a justiça social.

“Nós acreditamos que a União de várias instituições faz a diferença, praticamos isso permanentemente em nosso estado, na relação com o sistema de Justiça, com o Poder Legislativo e também com o empresariado, sociedade civil e movimentos sociais”, comentou.

Também participaram do encontro os governadores do Piauí, Wellington Dias; do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; da Paraíba, João Azevedo; e de Pernambuco, Paulo Henrique Câmara, além do o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, o ministro da Cidadania, João Roma, e representantes dos Executivos e Legislativos estaduais e municipais e de outros órgãos do Judiciário.

Segundo Flávio Dino, o Maranhão renovou a adesão ao pacto “porque temos importantes políticas públicas concretizadas em atenção à primeira infância, e isso nos confere legitimidade para dizer que esta adesão não é apenas uma folha de papel, mas sim ações concretas”.

O governador citou exemplos de ações que estão acontecendo na sua gestão. “Temos o Programa Escola Digna, a expansão da rede de atendimento à saúde das crianças, as unidades do Programa Ninar. Temos Hospitais da Criança em várias regiões, temos obras de novos Hospitais da Criança, como o Hospital da Criança de São Luís, que está sendo construído pelo Governo do Maranhão para ser doado para a prefeitura de São Luís, [que vai atender] a ilha de modo geral”. E continuou, sem pausa. “Então, esses exemplos mostram que nosso estado, na prática, se integra a essa grande rede que valoriza a primeira infância como um caminho para que tenhamos uma sociedade mais justa, porque cuidar bem das crianças é cuidar do presente e cuidar do futuro”, concluiu.

O Pacto Nacional pela Primeira Infância completou cinco anos, no dia 8 de março. A edição Nordeste, que pretende discutir a realidade local e sensibilizar os profissionais e gestores sobre a importância do fortalecimento da rede de atenção à infância, vai até sexta-feira.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário