quinta-feira, 15 de abril de 2021

Frente a fechamentos alarmantes e prolongados devido à pandemia por COVID-19, a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, reafirmou a "importância fundamental" destas instituições para reviver a vida cultural e preservar nosso patrimônio comum "em toda a sua diversidade". A declaração foi feita, nesta terça-feira, no lançamento de uma nova atualização do relatório publicado no ano passado: “Museus ao redor do mundo em face do COVID-19”.

De acordo com a UNESCO, todo o setor cultural foi severamente afetado pela pandemia, com os museus atingidos de forma particularmente severa.

Com base nos dados de 104 mil museus fornecidos por 87 estados-membros, o relatório recém-publicado estima que, em 2020, cerca de 90% dos museus estiveram fechados por uma média de 155 dias e, desde o início de 2021, muitos tiveram que fechar as portas novamente, devido ao crescimento nas taxas de infecção.

Isso resultou em uma queda de 70% na média de visitantes e um declínio de 40 a 60% no faturamento comparado com 2019, relata a agência.

“Em meio à crise, não devemos perder de vista a importância fundamental de garantir o acesso à cultura e conservar nosso patrimônio comum em toda a sua diversidade”, afirmou a chefe da UNESCO.

Papéis Essenciais - Os museus preservam o patrimônio para as futuras gerações, promovem a aprendizagem ao longo da vida, proporcionam igualdade de acesso à cultura e espalham os valores em que se baseia a humanidade, afirmou a UNESCO.

Sua função em termos de inclusão social também é vital para ajudar a manter as sociedades unidas, e eles desempenham um papel importante tanto na indústria criativa quanto no turismo.

Os autores também chamam a atenção para atividades educacionais tradicionais que são sediadas por museus, tal como visitas escolares, visitas guiadas e workshops.

“O lugar que reservamos para os museus nas políticas de recuperação da pandemia diz muito sobre os valores sociais que desejamos manter”, lembrou Azoulay.

Indo para o futuro - As recomendações feitas em museus de todo o mundo incluem a implementação de uma política de digitalização em grande escala para coleções, juntamente com medidas para apoiar mais educação, treinamento e pesquisa.

Adicionalmente, os autores apoiam a necessidade de cooperação entre museus a nível internacional e de autoridades públicas para fornecer apoio financeiro durante a pandemia e fortalecer culturas no futuro, tornando as instituições mais resilientes.

“Os Estados têm um papel fundamental a desempenhar no apoio aos museus neste período difícil, através de uma política cultural ambiciosa, não só para garantir a sua sobrevivência, mas para os preparar para o futuro”, ressaltou a chefe da UNESCO.

Principais impactos da pandemia nos museus

* Para algumas instituições em questão, as receitas caíram até 80% em comparação com 2019;

* Em 50% dos países pesquisados, os subsídios públicos para instituições nacionais diminuíram, alguns muito significativamente;

* Cerca de 43% dos museus foram fechados no primeiro trimestre de 2021.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário