segunda-feira, 10 de maio de 2021

Secretário William França participou de evento online da ABBTUR e destacou esforços da pasta pela retomada do setor e a qualificação de trabalhadores

Foram conhecidos na noite do último sábado (08.05), Dia Nacional do Turismo, os vencedores do 7º Prêmio Nacional Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR). A seleção agraciou um total de 13 graduados em Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Eventos ou Lazer (bacharelado, licenciatura ou tecnologia) que se destacaram nas suas áreas de atuação em 2020 no país. (Confira aqui os vencedores)

Representando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, participou da transmissão e defendeu a valorização dos turismólogos. “O MTur identifica no turismólogo a célula básica por meio da qual se pode assegurar o melhor padrão possível de formação aos profissionais do setor. Na minha equipe mesmo, eu tenho seis turismólogos”, comentou.

França também destacou esforços para formalizar e qualificar trabalhadores do turismo, além de permitir a retomada segura de atividades. “A profissionalização, notadamente a partir da figura do turismólogo, constitui um importante antídoto contra o amadorismo. O governo do presidente Jair Bolsonaro tem trabalhado para ampliar a vacinação contra a Covid-19 e, paralelo a isso, a gente tem feito ações para incentivar a economia do turismo em meio à pandemia”, apontou.

O prêmio envolveu as categorias turismólogo, pesquisa mercadológica, agenciamento turístico, pesquisa acadêmica, ecoturismo e turismo de aventura, gastronomia, eventos, hotelaria, comunicação digital, gestão pública estadual do turismo, gestão pública municipal do turismo, jornalismo de turismo e programa de turismo (TV). Lenora Schneider, presidente da ABBTUR, ressaltou o trabalho conjunto com o governo federal pela recuperação do setor.

“Estamos bastante unidos e participando desse processo com o Ministério do Turismo e a Embratur de forma muito integrada. Esse é um momento em que nós temos que realmente minimizar os nossos prejuízos. Estamos muito atentos para que a gente possa, neste cenário de pandemia, ter um turismo responsável e muito seguro”, afirmou Schneider, que durante a transmissão também anunciou os integrantes da nova diretoria da ABBTUR.

A premiação deste ano teve como destino patrono São Francisco de Paula (RS), cidade da Região das Hortênsias gaúcha palco de atrativos naturais, rurais e gastronômicos. Além do MTur, a seleção promovida pela ABBTUR tem como parceiros a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), entre outras entidades.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário