sexta-feira, 7 de maio de 2021

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, na segunda-feira (03), fiscalização in loco nas comunidades de Buriti, interior do Maranhão, para averiguar problemas socioambientais relatados em decorrência do uso inadequado de agrotóxicos por parte dos fazendeiros da região. Estiveram presentes na ação equipes de técnicos da Secretaria e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Na operação, foram fiscalizadas as fazendas São Bernardo, Belém e Brejão e realizado o levantamento de campo para identificar a distância da comunidade Araçá e Caranca. Na ocasião, foi identificada a atividade de pulverização aérea e apresentado o plano de voo por parte do representante da família Introvini no momento da fiscalização. 

Durante a ação, também foram solicitadas todas as documentações ambientais das atividades apresentadas in loco. Dessa forma, por não ter sido apresentado o licenciamento ambiental da atividade de pulverização aérea, foi gerado o embargo dessa atividade e também auto de notificação e infração no valor de 273 mil reais. A SEMA também realizou o levantamento da área de armazenamento de agrotóxicos e, no momento da vistoria, estava de acordo com a legislação vigente.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) também participou da ação, por meio de equipe formada por médicos infectologistas da SES e da Fiocruz, além de técnicos do Ministério da Saúde, para acompanhar as pessoas que foram atingidas com agrotóxicos e realizou a coleta de água para análise.

A Secretaria aguarda, no momento, o resultado de dados laboratoriais para tomar novas providências.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário