quarta-feira, 19 de maio de 2021

Programação de capacitações e orientações técnicas também será o início das ações do Programa Qualifica, voltado para o público de feirantes, em iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Luís - SEMAPA.

Preparar feirantes, gestores de feiras livre e mercados de São Luís, através de um programa de qualificação permanente, focado em uma atuação empreendedora, na elevação de vendas e aprimoramento do atendimento, com atenção especial para a segurança sanitária, agregando também ações de responsabilidade social, são os objetivos do programa Qualifica Feiras, iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Abastecimento (Semapa), anunciada hoje, 19/05, em evento híbrido.

Detalhes do programa, que marca o início da parceria entre o Sebrae e a prefeitura de São Luís, dentro das ações do Programa Cidade Empreendedora e insere-se na programação da Semana do MEI, foram apresentados em evento híbrido, com participação de parceiros, permissionários e gestores de feiras e mercados, além de representantes de organizações sindicais do setor, que contou com a participação do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos).

“Além de assegurarmos a esse público um programa de qualificação permanente que vai se refletir positivamente na requalificação e melhorias das feiras e mercados, garantindo a troca de experiências e a preparação dos feirantes e gestores para empreender, ressaltamos a parceria que nos une ao Sebrae e parceiros como a Associação Comercial e sindicatos de feirantes, que terá da nossa gestão total apoio. Temos a convicção de que o Cidade Empreendedora e estas primeiras ações da Semana MEI e do programa Qualifica Feiras, serão um diferencial que vai ajudar muito na promoção de avanços que São Luís almeja”, frisou o prefeito.

Coordenado pela Semapa, o programa Qualifica Feiras e Mercados, tem como parceiros a Associação Comercial do Maranhão e o Sebrae, além de parcerias com outros órgãos da gestão municipal, como a Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), com ações contempladas dentro do Programa Empreender, que também conta com parceria do Sebrae, e o Sindicato dos Feirantes.

Para o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão, dois são os diferenciais da iniciativa. Primeiro, por se tratar de um programa de qualificação permanente, que se diferencia de ações pontuais anteriores, somado ao fato de que a preparação está sendo pensada a partir de eixos que contemplam as principais necessidades do público-alvo.

“Com esta iniciativa, estamos criando condições concretas de valorização das feiras como espaços de comercialização e dos feirantes e gestores dos mercados e feiras livres e da Feirinha São Luís, com possibilidade de fortalecer a produção rural e de uma articulação com outros segmentos,  como o artesanato, favorecendo a dinâmica econômica que ocorre nesses espaços e os profissionais que ali atuam”, reforçou ele.

O programa pretende proporcionar melhor qualidade no serviço de comercialização e atendimento nas dos mercados e feiras de São Luís, por meio de capacitação e orientações direcionadas às principais necessidades dos feirantes.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, o programa Qualifica Feiras e Mercados, juntamente com a Semana do MEI e que representa o start das ações do Cidade Empreendedora, além de oportuno, é uma ação estruturante, pensada por especialistas e contando com participação do Sebrae desde os primeiros passos.

“Nos sentimos muito satisfeitos de, junto com a administração municipal estarmos dando esse passo importante, pelo qual cumprimentamos o prefeito Eduardo Braide e a equipe da Semapa, certos de que os resultados serão satisfatórios na medida em que o programa se pauta na disseminação de conhecimentos e no empreendedorismo como caminhos para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Considerando a importância do Qualifica Feiras e Mercados, aliamos a Semana do MEI, que traz  programação voltada para este público e assim é com muita satisfação que iniciamos uma série de outras ações de grande impacto para o desenvolvimento de São Luís, previstas dentro do Cidade Empreendedora.”, analisou o executivo.

O programa Qualifica Feiras e Mercados vai contemplar permissionários e gestores de feiras livres e mercados e da Feirinha São Luís, em um total de 29 mercados e 10 feiras livres, assegurando a esse público um programa continuado de qualificação organizado sob seis eixos: empreendedorismo, custo e vendas, mercado, segurança sanitária e bem-estar, ação solidária (responsabilidade social) e benchmarking.

No total serão beneficiados cerca de 1.400 feirantes e gestores, e mais os participantes da Feirinha São Luís, estimados em cerca de 200 empreendedores.

Estiveram presentes ao evento, além do prefeito Eduardo Braide, do secretário Liviomar Macatrão, da equipe responsável pela elaboração do Programa e do superintendente do Sebrae, Albertino Leal, o presidente da AMDES, Felipe Mussalém, a vice-presidente da ACM, Magnólia Rolim, representando o presidente da entidade; Wanderson Vasconcelos, consultor do Empreender e presidente do ACM Jovem; Ivanilde Sampaio Silva, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes de São Luís (Sindifeirantes) e Mauro Formiga, gerente do Sebrae em São Luís

Informação: Sebrae - MA 

Um comentário: