sexta-feira, 25 de junho de 2021

O mês de junho é sempre muito aguardado, principalmente na região nordeste do país. A época é sinônimo de festas, danças tradicionais, fogueira, quadrilhas nas ruas, decoração e comidas típicas. Mas, assim como no ano anterior, devido à pandemia da Covid-19 e as recomendações para a não realização de eventos de grande porte e que gere grandes aglomerações, os festejos juninos devem continuar de forma intimista. E como bons nordestinos que não abrem mão das tradições, muitas pessoas estão realizando seus próprios arraiais para não passar em branco e comemorar a data no conforto do lar, com os cuidados necessários.    

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão faz um alerta para a prevenção de acidentes envolvendo a eletricidade e os cuidados que se deve tomar com decorações e instalações elétricas dentro de casa:  

1-  Cuide das instalações elétricas da sua casa - Para acompanhar as grandes apresentações transmitidas por lives em casa, é importante ficar atento aos ambientes escolhidos para a comemoração. O primeiro passo é observar o projeto elétrico da casa, ver se as instalações elétricas atendem a quantidade de eletrodomésticos que pretende ligar, assim você evita o uso de benjamins (ou “T”, como também é conhecido) caso seja necessário utilizar mais de um equipamento na tomada, dê preferência aos filtros de linha; 

2-  Não solte fogos de artifícios e rojões perto da rede elétrica - Quando manuseados incorretamente causam graves acidentes, o correto é comprá-los em lojas autorizadas e nunca soltá-los em direção as pessoas. Estes artefatos podem causar queimaduras graves, somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação elétricas, afastados inclusive de bandeirolas e outros materiais inflamáveis, pois caso entrem em contato com os cabos elétricos provocam curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia e causando acidentes. 

3-  Não acenda fogueiras próximo à rede elétrica - O fogo ou excesso de calor podem causar rompimento de fios e cabos de energia, acarretando em acidentes, curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia. 

4-  Cuidado com decoração – Jamais utilize postes, fiação de energia ou lâmpadas para enfeitar ruas e praças com bandeirolas e balões, pois além do risco de choques elétricos, essa prática também pode provocar incêndios. Na hora de fazer a instalação elétrica da sua festa, montar palco ou barraca, procure sempre um profissional capacitado para realizar esse serviço.  Evite também o uso de papeis laminados para confeccionar esses enfeites, pois esse tipo de material é um forte condutor de energia elétrica e pode ocasionar sérios acidentes. Opte por enfeites de materiais isolantes, como barbante comum (de poliéster), nunca usar materiais de metal, papel alumínio ou laminado, fitas metalizadas e arames para prender os enfeites, pois esses artifícios são condutores de eletricidade.  

O Técnico de Segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túllio, destacou algumas orientações fundamentais. “Para maior segurança, antes de qualquer serviço que envolva o contato com eletricidade em casa, é fundamental o desligamento do disjuntor no quadro de distribuição, assim você pode evitar possíveis acidentes. Toda instalação elétrica precisa ter equipamento de proteção contra choque elétrico devidamente instalado, pois isso garante proteção para você e sua família. Jamais deixe os fios de extensão elétrica expostos em locais de trânsito de pessoas”, enfatizou Túllio. 

Em casos de acidentes com choque elétrico, a Equatorial Maranhão orienta: jamais toque na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para o serviço de Emergência no 192.  

 Informação: Ascom da Equatorial Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário