quinta-feira, 24 de junho de 2021

Programa é gerido pela FIEMA em parceria com Governo do Estado e mantido pela Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, Solar Coca-Cola e Vale 

SÃO LUÍS – Os executivos das empresas apoiadoras e mantenedoras, representantes da FIEMA e do Governo do Estado que integram o ConselhoGestor do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), participaram na manhã desta quinta-feira, 24, da terceira reunião do Conselho Gestor do programa em 2021.  

A reunião aconteceu de forma remota, por videoconferência, e teve o objetivo de apresentar ao Conselho Gestor os resultados da parceria firmada pelo PDF/FIEMA com o SEBRAE em 2020, e o que foi feito pelo PDF nesse primeiro semestre de 2021, os principais resultados alcançados pelo programa e as ações consolidadas nesse período de pandemia.  

O PDF existe há 21 anos, sendo gerido pela FIEMA em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC) e é mantido por cinco grandes empresas industriais: Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, Solar Coca-Cola e Vale. 

O programa conta também com 27 empresas apoiadoras – Ambev, Breda Artefatos de Concreto, Centro Elétrico, Cimento Bravo, Comar Participações e Investimentos, Dinâmica Contabilidade, Dínamo Engenharia, EMAP – Porto do Itaqui, Fórmula Zero, Grupo CH, Intrading Global, JAV Automação, KW do Brasil, Maciel Marítima, Maranhão Indústria de Couros, Megamix, Meta Desenvolvimento Humano, Mineração Aurizona, Montisol, Omega Service, Predmix – Artefatos de Cimento, Rofe Distribuidora, Roque Aço e Cimento, Safemed, Serhum, Maranhão Colchões – Softflex, Topázio Indústria de Móveis – e tem foco no desenvolvimento de fornecedores locais, gerando oportunidades de negócios e qualificando empresas maranhenses, para torná-las mais competitivas. 

Presente à reunião virtual, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves destacou que o momento é de parabenizar a ação do Programa que se adaptou muito bem a esse novo cenário ocasionado pela pandemia e que já pensa em ampliar a atuação do programa. “O resultado do PDF tem sido magnífico mesmo com esse novo modo de trabalho que tivemos que nos adaptar. Estamos nos organizando para em breve apresentar ao Conselho uma proposta de ampliação do PDF não só para as indústrias, mas para outras cadeias produtivas desenvolvendo o Estado como um todo. E nesse contexto, o nosso PDF tem papel fundamental por agregar todas as empresas de diversos portes”, finalizou o presidente Baldez, ressaltando o papel da VALE e da então presidente do Conselho Gestor, Giselly Pinto (Vale) no comando do PDF.  

A presidente do Conselho Gestor, Giselly Pinto (Vale), agradeceu o apoio no comando do PDF. “Minhas palavras são de gratidão. A pandemia de fato marcou a nossa gestão. Mas conseguimos ampliar o número de empresas apoiadoras desse programa que é fundamental para o desenvolvimento industrial do Maranhão. Agradeço o apoio de todos e desejo sucesso a nova presidente do conselho gestor”. 

Além disso foram apresentados os resultados da parceria firmada pela FIEMA/PDF com o Sebrae, por meio do programa Sebraetec, para oferecer consultorias para empresas cadastradas no PDF no período da pandemia. Durante a apresentação, o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho falou da parceria que atendeu 36 empresas e realizou 44 consultorias nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias e Açailândia. 

O coordenador do PDF-MA, Carlos Jorge Taborda, apresentou as atividades do Programa durante os primeiros meses de 2021, como as indicações de fornecedores locais para processos de aquisição, o PDF nas redes sociais, encontros de negócios com as mantenedoras e apoiadoras, além de reuniões online com fornecedores e gerentes de compras das apoiadoras. 

Durante a reunião, também ocorreu a eleição, por unanimidade, da ENEVA como presidente do Conselho Gestor do PDF, que tem vigência por um ano, representada pela executiva Aline Louise. “Agradeço a confiança de todos e acreditamos no trabalho do PDF. É desafiador colocar para rodar um programa como o PDF que já é exitoso ao longo dos anos. Agradeço o apoio de todos e espero dar continuidade ao trabalho feito até aqui”, ressaltou a gerente de Relações Institucionais da ENEVA, Aline Louise. 

Segundo o superintendente da FIEMA, César Miranda, o PDF é uma oportunidade de negócios real e potencial para as empresas maranhenses. “O PDF tem oportunizado aos fornecedores locais e, especialmente, aos cadastrados no Programa, a possibilidade de atenderem, com fornecimento de produtos e serviços, as demandas das indústrias. O momento atual requer essa união, ainda mais. Nosso agradecimento a Giselly Pinto que fez um excelente trabalho e as boas-vindas a ENEVA e a Aline que tem a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho do PDF”, ressaltou. 

Luzia Resende, secretária adjunta de Indústria, Comércio e Energia (SEINC) avaliou que a parceria com a FIEMA e o PDF como positiva. “A SEINC/Governo do Estado reitera a parceria firmada com a FIEMA e que, a cada ano, o PDF se fortalece com novos parceiros e novas ações”, disse a secretária. 

Atualmente, o PDF tem cadastrado na sua base mais de 2.700 empresas em diversos municípios do Estado. O programa conta com ações para criação de oportunidades de negócios, qualificação dos fornecedores locais, e já estimulou a geração de mais de R$ 32 bilhões em negócios locais. 

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas nos sites www.pdfmaranhao.com.br e www.fiema.org.br

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário