quinta-feira, 24 de junho de 2021

Na manhã desta terça, 22, o reitor Natalino Salgado deu o passo inicial para tornar o Centro de Ciência e do Firmamento da Universidade Federal do Maranhão, também chamada de Planetário da UFMA, em espaço turístico de São Luís, com a visita ao local pelo secretário municipal de Turismo e professor da UFMA, Saulo Ribeiro. O convênio com a Prefeitura de São Luís será assinado no dia 8 de julho, data em que se comemorará o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, com programação especial na cúpula, conforme detalhou o professor do Departamento de Física e coordenador do Centro, Antônio Oliveira.

“Neste dia, teremos uma mostra científica compostas de um planetário e vários experimentos, incentivando a população, em especial, os mais jovens, que o fazer científico é muito importante para o desenvolvimento do país, além de ser um espaço de divulgação e popularização da ciência local e das pesquisas científicas produzidas dentro dos câmpus da UFMA. Estamos motivados a transformar a ciência em um bem popular, assim como é o bumba-meu-boi, para os maranhenses, e o futebol, para o povo brasileiro”, revelou Oliveira.

A cúpula foi lançada na gestão anterior do reitor Natalino Salgado e a sua construção foi retomada em março de 2020, na gestão atual, cujo projeto arquitetônico abrange uma edificação composta de auditório, área livre coberta para exposições, lanchonete com área para mesas e cadeiras, banheiros, áreas administrativas, terraço técnico para instalação de equipamentos, um grande terraço descoberto para colocação de telescópios para estudos astronômicos e uma grande cúpula de projeção.

Segundo dados do reitor, 80% da cúpula já está construída. “O nosso desejo é ter um planetário para desenvolver pesquisas e, também, despertar o universo das ciências na comunidade, principalmente, nas crianças e jovens. Assim, estamos buscando recursos para que, no próximo ano, esteja totalmente construído, mas, com os espaços que foram entregues, já dá para iniciar as atividades, mostrando que a universidade é um espaço vivo da ciência e que o nosso Planetário se projeta como uma ferramenta difusora das ações e trabalhos científicos para a sociedade”, relatou.

Segundo o secretário Saulo Ribeiro, o Planetário será um grande atrativo para o projeto turístico que já está sendo desenvolvido na área do Itaqui-Bacanga. “Pela sua estrutura inédita e inovadora no eixo norte-nordeste, o Planetário vai gerar um diferencial no roteiro turístico que estamos planejando para essa região, porque ele vai trabalhar com a segmentação do turismo científico, além de mais uma opção para os turistas que estiverem visitando a nossa cidade”, contou.

A visita também contou com a presença do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; do superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira; da diretora de Extensão, Li-Chang Shuen; do diretor da Rádio Universidade FM 106,9, Euclides Moreira Neto; do assessor de Relações Interinstitucionais, Arkley Marques Bandeira; e de professores e servidores da UFMA.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário