quinta-feira, 24 de junho de 2021

O Comitê do Patrimônio Mundial recomenda que a Grande Barreira de Corais da Austrália seja incluída em uma lista do patrimônio mundial em perigo, de acordo com um relatório preliminar divulgado na segunda-feira (21). A medida foi fortemente criticada pelo governo australiano.

Segundo o Comitê ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o país não fez o suficiente para proteger o maior sistema de recifes de coral do mundo dos impactos das mudanças climáticas.

Mudanças climáticas e branqueamento de corais - Apesar dos compromissos e do progresso de um plano de sustentabilidade de longo prazo conhecido como Reef 2050, a Grande Barreira de Corais continua a se deteriorar. De acordo com o relatório, os corais sofreram um branqueamento significativo nos últimos cinco anos.

“Pode-se concluir que, apesar de muitas conquistas positivas do Estado-parte, o progresso tem sido insuficiente no cumprimento das metas principais do Plano Reef 2050”, disse o relatório preliminar.

O comitê da ONU é formado por representantes de 21 países e sua próxima reunião será realizada virtualmente na China em julho.

“O Plano requer compromissos mais fortes e claros, em particular no sentido de combater urgentemente os efeitos das mudanças climáticas, mas também no sentido de acelerar a melhoria da qualidade da água e medidas de gestão do solo”, continua o texto.

Segundo o Comitê, os efeitos generalizados dos eventos consecutivos de branqueamento de corais aumentam ainda mais as preocupações significativas em relação ao futuro da propriedade.

Como o recife "enfrenta um perigo comprovado", o relatório pede sua inscrição na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

Oposição australiana - A Austrália vai contestar a recomendação proposta, de acordo com um comunicado publicado na terça-feira (22) no site do ministro do Meio Ambiente do país, Sussan Ley.

Segundo o comunicado, as autoridades "ficaram chocadas pela mudança das garantias anteriores de funcionários da ONU de que o Recife não enfrentaria tal recomendação antes da reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, organizada pela China em julho, e estão preocupadas com um desvio do processo normal em avaliar o status de conservação de Propriedades do Patrimônio Mundial”.

Ley disse que o projeto de decisão foi feito com base em uma revisão documental e sem a consulta adequada.

"A Grande Barreira de Corais é o recife mais bem administrado do mundo e este projeto de recomendação foi feito sem examinar o recife em primeira mão e sem as informações mais recentes", afirmou.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário