quinta-feira, 22 de julho de 2021

Tecnologia garante melhores resultados de detecção na Amazônia Legal

O acordo assinado entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) trará inovação e ampliará a capacidade de fiscalização contra o desmatamento, otimizando o uso de recursos da autarquia na Amazônia Legal. Com imagens de excelente qualidade associadas ao uso de inteligência artificial, as ações de fiscalização em campo tendem a serem aprimoradas. A cooperação técnica tem a previsão de se estender por 5 anos, com investimento total de US$ 5 milhões feito pela JICA no Brasil.

O acordo foi assinado pelo presidente substituto do Ibama, Jônatas Trindade, e pelo representante Chefe do Escritório da JICA Brasil, Eguchi Masayuki, que participou da cerimônia de forma remota, em São Paulo (SP) com apoio do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Também estiveram presentes na solenidade o representante do escritório da JICA em Brasília, Ryunosuke Kataoka e o especialista em sensoriamento remoto da JICA Matriz, Hiroaki Okonogi.

Além disso, será desenvolvido um sistema de previsibilidade de áreas críticas de desmatamento, fortalencendo o trabalho de prevenção por parte do Ibama, bem como contribuindo para reforçar o sistema de priorização de alertas de desmatamento, orientando de forma mais precisa as ações de combate ao desmatamento ilegal. 

“Nós temos um desafio, que é o de trazer inovação aos sistemas de controle e monitoramento dos crimes ambientais, especialmente na Amazônia. Com essa parceria com o Japão, vamos ter mais precisão na fiscalização e nas operações que acontecem no território”, afirmou o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. “Essas imagens complementarão as imagens já utilizadas pelo Ibama na prevenção ao desmatamento, ou seja, é uma forma de ampliar a nossa forma de atuação de forma eficiente e rápida”, explicou o presidente substituto do Ibama, Jônatas Trindade.

O satélite ALOS (Daichi) foi lançado em 24 de janeiro de 2006 pela Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA, no centro espacial de Tanegashima (Japão) e entrou na fase operacional e fornecimento de dados ao público em 24 de outubro de 2006. Em 24 de maio de 2014 foi lançado o ALOS – 2 como continuidade da missão ALOS, porém com recursos aprimorados para observação ampla e alta resolução.

Informação: Ministério do Meio Ambiente

0 comentários:

Postar um comentário