quinta-feira, 15 de julho de 2021

O artista plástico e grafitteiro Gil Leros finalizou hoje, dia 15, mais um "Mural da Memória" em homenagem ao Bumba meu Boi do Maranhão. Este é o quarto grande mural confeccionado pelo projeto "Amo, Poeta e Cantador", neste ano de 2021, e que tem como principal objetivo promover o reconhecimento às personalidades que fazem do Bumba meu Boi uma das maiores expressões culturais do Estado.

O primeiro homenageado pelo projeto foi o mestre Leonardo, do Boi da Liberdade, que teve sua imagem grafittada no muro do Centro de Saúde da Liberdade, no mês de abril. Francisco Naiva, fundador do Boi de Axixá, foi o segundo homenageado (no mês de maio). Em seguida, no mês de junho, o "Amo, Poeta e Cantador" fez homenagem ao mestre "Mundoca", no muro da sede do Sistema Mirante de Comunicação, no bairro do São Francisco. Agora, foi a vez do fundador do Boi de Pindaré, o mestre João Câncio.

O amo, cantador e compositor João Câncio dos Santos fundou o Boi de Pindaré em 1960, depois de passar cerca de duas décadas no Boi de Viana. O Boi de Pindaré, de sotaque da Baixada, é berço de outros tantos mestres do Bumba meu Boi do Maranhão, como ‘Coxinho’ e ‘Zé Olhinho’. A imagem do mestre João Câncio foi grafittada no muro da sede do Boi de Pindaré, no Bairro de Fátima, localizada em frente ao Ecoponto da Avenida dos Africanos.

O projeto "Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão" foi idealizado pelo artista Gil Leros que, neste ano de 2021, tem a parceria do Boi da Floresta de Apolônio Melônio, e também o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Benfeitoria e do SITAWI Finanças do Bem..

Serão construídos 10 grandes murais da memória, sendo quatro na capital maranhense e os demais em Axixá, Cururupu, Barreirinhas, Guimarães, Viana e São José de Ribamar. Um documentário sobre o Bumba meu Boi do Maranhão e suas personalidades também está sendo produzido, cujo lançamento está previsto para o mês de setembro.

A realização do projeto permitirá o contato constante da população com a obra artística a céu aberto que, por meio do graffiti, fará memória ao Bumba meu Boi para além do ciclo junino, bem como democratizará o acesso ao processo da obra e às histórias dos personagens que compõem o patrimônio, a partir do registro de todo esse processo em um documentário, que será disponibilizado nas plataformas digitais de audiovisual.

Como patrimônio cultural, a manifestação do Bumba meu Boi do Maranhão insere-se na realidade do Estado de maneira a constituir fortemente a identidade coletiva da população, sendo constante sua presença nas festas juninas. Assim, no intuito de promover ainda mais sua importância, o projeto “Amo, Poeta e Cantador” está homenageando alguns dos seus principais representantes.

SERVIÇO

Mural em homenagem a João Câncio, do Boi de Pindaré, é finalizado

QUANDO: 15 de julho de 2021.

ONDE: Sede do Boi de Pindaré, no Bairro de Fátima - Rua 48, S/N, em frente ao Ecoponto da Avenida dos Africanos.

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário