quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atrativos contabilizaram alta contínua do número de visitação e mostram potencial de crescimento da busca por turismo de natureza

As unidades de conservação do Brasil estiveram fechadas em grande parte do ano de 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19. Apesar disso, foram registradas 8,4 milhões de visitas durante o período de cerca de seis meses em que as atividades desses locais foram gradualmente restabelecidas.

O levantamento, apresentado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostra um crescimento contínuo de visitação até dezembro, o que não ocorria mesmo antes da pandemia, quando normalmente havia oscilações em alguns meses do ano.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os dados revelam a tendência de aumento da procura por destinos de natureza, demonstrando a importância dos parques no cenário pós-pandemia. “Os nossos destinos naturais já eram um diferencial para o turismo antes da pandemia. Agora, eles são ainda mais essenciais para possibilitar a retomada do setor, com ambientes ao ar livre e com distanciamento. Precisamos prepará-los para receber cada vez mais visitantes, que estão ávidos por viajar e, principalmente, por se reconectar com a natureza", ressaltou o ministro.

Em seu primeiro ano de monitoramento, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, lidera o ranking das unidades de conservação mais visitadas, com 3,3 milhões de registros. Em segundo lugar está o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 1,2 milhão, e na terceira posição, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com mais de 658 mil visitas.

Confira a lista das 10 unidades de conservação mais visitadas do Brasil:

1 - Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca (SC): 3.337.560

2 - Parque Nacional da Tijuca (RJ): 1.233.101

3 – Parque Nacional do Iguaçu: 658.268

4 - Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo: 616.812

5 – Parque Nacional da Serra da Bocaina: 533.030

6 – Parque Nacional de Jericoacoara: 297.096

7 – Monumento Natural do Rio São Francisco 291.094

8 - Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais – 178.053

9 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – 120.592

10 – Reserva Extrativista Marinha de Soure – 119.933

CAMPANHA “TURISMO EM NATUREZA” - O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (14.07), a campanha promocional “Turismo em Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias têm como foco a experiência do viajante e retratam a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.

UM DIA NO PARQUE - No dia 18 de julho, acontece o evento “Um dia No Parque”, realizada pela Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza) a fim de promover e valorizar as unidades de conservação brasileiras. A edição de 2021 será online e inclui sessões de bate-papo e atrações musicais. Inclui ainda histórias de vínculo com as unidades, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios que contem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque. A programação está disponível nas redes sociais do evento Instagram @umdianoparqueoficial e Facebook @unidoscuidamos.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário