quinta-feira, 8 de julho de 2021

Tendo início no dia 11 de junho e se estendendo até o dia 29 de setembro, o curso interdisciplinar "Desenvolvimento, Globalização e Turismos Possíveis", coordenado pela professora Sylvana Kelly Marques, do curso Turismo do Câmpus São Bernardo, terá mais uma etapa na sexta-feira, 9, com a palestra “Desenvolvimento Urbano e programa de revitalização do patrimônio cultural: do urbanismo fordista ao culturalismo de mercado”, que será apresentada pelo professor César Roberto Castro Chaves Everton, doutorando em Políticas Públicas pela UFMA.

Com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas e Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura da UFMA (Gepemadec), o curso interdisciplinar conta com palestras e mesas de debate apresentadas por professores de diversas instituições, com encontros realizados de forma remota todas as sextas, entre 9h30 e 12h, por meio do Google Meet. O objetivo é refletir, criar, planejar e organizar espaços de atuação e geração de renda para alunos da licenciatura e do bacharelado em Turismo, ampliando a área de atuação no mercado. Entre os temas abordados no curso se destacam três: a “Construção das Direções de Desenvolvimento”; “Mitos da Modernidade: Discurso de Raça, Povo e Pobreza”; e “Globalização e Dinâmicas Locais: Re-existências de Turismos Possíveis”.

A metodologia adotada gira em torno dos três temas principais expostos, e em cada temática são realizadas palestras com um debate introdutório em torno do tema, priorizando a relação entre aspectos culturais, sociais e individuais. A perspectiva é causar tensionamentos e provocações aos participantes, que atuarão por meio de questionamentos. Após a explanação dos conteúdos, professores convidados conduzirão palestras ou participarão de mesa-redonda.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário