quarta-feira, 7 de julho de 2021

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho está de cara nova, com as obras de revitalização que foram executadas interna e externamente, por meio do Programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Maranhão.

O equipamento cultural, mantido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), está se reestruturando para que possa ser reaberto ao público. E quando isso ocorrer, os frequentadores irão encontrar um prédio novo com serviços que foram realizados, tanto por dentro quanto por fora, a exemplo de reparos na fachada, reposição de esquadrias, instalação elétrica, elementos de decoração das janelas, guarda corpo do prédio anexo, telhado, portas e portões, calçamento, piso interno, dentre outras benfeitorias.

Além da parte estrutural da Casa, também o acervo será revitalizado e remontado. Para o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, as intervenções que estão sendo feitas beneficiam a cultura popular e também o público.

“O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira é vital para a cultura popular do estado, e essas obras dinamizam o espaço, ampliam o acervo, oferecendo ao público um equipamento cultural bonito, dinâmico, com cultura pulsante, abrigado em um belo casarão que compõe o conjunto arquitetônico do Centro Histórico e que integra o programa Nosso Centro, responsável por valorizar as edificações que representam nosso patrimônio cultural”, disse Anderson Lindoso.

A gestora do Centro, Ana Cláudia Moraes, reforça que é de fundamental importância que todas essas intervenções ocorram em um espaço que é tão rico e valioso para a cultura e o turismo do estado.

“Nessa Casa, que é de referência em relação à cultura popular, que tem um acervo de peças que compõem essa coleção temática sobre a cultura popular, é importante que a gente cuide desse patrimônio. Esse momento foi de revitalização da fachada, a partir do programa Nosso Centro e foi bem designada, porque você já consegue olhar para o prédio com um olhar mais brilhante, e embora ainda não esteja aberta para visitação, primeiro pela questão da pandemia e depois porque precisa de uma reforma interna para poder receber o seu público, mesmo com a Casa fechada, já foi um grande avanço em termo de valorização patrimonial”, disse a gestora.

Com a revitalização da fachada, também ganha o Centro Histórico, que conta com um prédio com arquitetura digna de ser admirada pelo público em geral.

“O público responde bem a isso, porque o nosso prédio é muito bonito, e mesmo que as pessoas não possam ainda entrar para fazer uma visita, a Casa em si já é um cartão postal aqui da Rua do Giz. Então, nesse sentido, esse projeto favoreceu e fez com que a Casa ganhasse uma vivacidade. Isso é importante tanto para nós, público da Casa, quanto para o público externo”, revelou Ana Cláudia.

O Centro de Cultura Popular Domingos Viera Filho ou circuito expositivo Casa da FÉsta mantém exposição permanente com temáticas relacionadas a cultos afro maranhense, festa do Divino Espírito Santo, bumba meu boi, tambor de crioula e outros ritos e folguedos como carnaval e natal.

O espaço possui ainda a Galeria Zelinda Lima, local para exposições temporárias, a biblioteca Roldão Lima, especializada em cultura popular, e o Auditório Rosa Mochel, com capacidade para 86 lugares.

Situado à Rua do Giz, 205/221, na Praia Grande, atualmente encontra-se fechado para visitação do público em geral.

Programa Nosso Centro

Criado pelo Governo do Maranhão em 2019, o Programa Nosso Centro tem como propósito tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove a área central da cidade de São Luís como espaço democrático.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário