domingo, 15 de agosto de 2021


* Artigo do governador Flávio Dino

Ao finalizar mais uma semana de trabalho em favor do Maranhão, sublinho que nossa maior missão tem sido cumprida com muito empenho e dedicação de toda nossa equipe. Em uma verdadeira atitude patriótica, sobrepomos falácias e provocações descabidas com uma ampla agenda de compromisso com o cuidado das pessoas. Nos últimos sete dias, passei pelas cidades de Paço do Lumiar, Santa Luzia do Paruá, Penalva, Rosário, Santa Luzia e Altamira, além da capital São Luís, cumprindo minha responsabilidade cívica.

Nas cidades, entregamos escolas dignas, toneladas de alimentos, materiais esportivos e inauguramos obras nas áreas de infraestrutura, saneamento, educação, esporte, lazer e saúde, a qual destaco pela enorme relevância neste período da história em que vivemos. Somente nesta semana, inauguramos o Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, que vai atender 16 municípios da Região do Alto Turi, e autorizamos início de obras nos Hospitais Municipais de São Francisco do Brejão, Santa Luzia e Rosário.

Em uma ação integrada entre nossas secretarias estaduais, executamos um amplo conjunto de intervenções em diversos hospitais, em todas as regiões do estado. Em meio à pandemia da Covid-19, quando registramos no Maranhão a menor taxa de mortes do país, comprovamos a importância de ter uma rede hospitalar estruturada, que viabilizou o atendimento adequado à nossa população.

Com muita satisfação, afirmo que conquistamos a maior rede hospitalar que o Maranhão já teve. Em nossa gestão, já chegamos a 16 novos hospitais, que seguem em pleno funcionamento para servir à população maranhense, a exemplo dos macrorregionais e regionais de Balsas, Imperatriz, Pinheiro, Bacabal, Caxias, Santa Inês, Lago da Pedra, Viana, Santa Luzia do Paruá e Chapadinha, e ainda a Maternidade Humberto Coutinho e o Hospital da Criança, ambos em Colinas, e muitos outros.

Em São Luís, instalamos o primeiro Hospital de Traumatologia e Ortopedia, o primeiro Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e outras seis Policlínicas, com oferta de diversas especialidades médicas. Entre as Policlínicas, ressalto a importantíssima e pioneira Policlínica do Idoso. Também na capital, avançamos com duas grandiosas obras. O Hospital do Servidor, que já está com funcionamento parcial, será concluído no próximo mês, com oferta total de 104 leitos de internação, 34 consultórios médicos e salas para exames especializados, disponibilizando consultas e exames em 14 áreas médicas. Já o Hospital da Ilha será o maior complexo hospitalar do Maranhão, com área construída de 32 mil m² com o que há de mais moderno em equipamentos médicos, sendo nove centros cirúrgicos, UTIs, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia e capacidade total de até 400 leitos. A unidade terá cerca de 1.000 profissionais atuando nas diversas especialidades ofertadas.

Ademais, cito as obras de ampliação e reforma que seguem avançando em parceria com as Prefeituras Municipais. São os casos dos Hospitais Municipais de Morros, São Vicente Ferrer, Lajeado Novo e Turilândia, entre vários. Amanhã estarei em Barra do Corda, onde irei inaugurar a Policlínica da cidade.

São progressos inéditos, que reafirmam o nosso compromisso em concretizar direitos, garantindo acesso a serviços públicos de qualidade. Esse é o novo Maranhão.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário