terça-feira, 24 de agosto de 2021

Diretoria da FIEMA busca parceria para confecção de Mapa Eólico e Solar do MA  

SÃO LUÍS – O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves visitou na manhã desta terça (24/08), o Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão, onde foi recebido pelo reitor Natalino Salgado e pelo Fernando Carvalho, pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma). 

Na ocasião, Baldez que estava acompanhado dos vice-presidentes executivos da federação, Celso Gonçalo, Fábio Nahuz e Luiz Fernando Renner, além do diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, do superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, do coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Henrique Polary e do consultor da FIEMA, Ronaldo Carmona, conheceu as instalações do instituto e os projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos nas áreas de energia pela UFMA.  

O objetivo da visita da delegação da FIEMA foi saber sobre o projeto EoSolar, desenvolvido pela UFMA com investimento dos grupos Equatorial e Gera Maranhão, além de parceria da Fundação Sousândrade, Camargo Schubert Engenheiros Associados, Albitec Consultoria e Manutenção de Sistemas e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que visa o mapeamento e à avaliação do potencial para produção de energia eólica e solar do estado em diferentes escalas temporais e espaciais. 

A intenção da FIEMA é fechar uma parceria para que a UFMA possa acelerar esse projeto e desenhar um Mapa de Energia Eólica e Solar do Maranhão, como alguns estados já possuem como o Ceará e outros que estão em fase de conclusão como o Rio Grande do Norte e a Bahia. 

“Estamos aqui para viabilizar uma parceria e mediar junto ao Estado esse estudo que é fundamental para que o Maranhão possa de vez ser inserido no mercado nacional e internacional de energia eólica e solar. Temos no Nordeste, os Institutos SENAI de tecnologia e inovação que estão à disposição para nos auxiliar no que for necessário!”, destacou Baldez.  

O reitor Natalino Salgado foi enfático que Universidade é parceria da FIEMA e está de portas abertas para parcerias público-privadas: “A nossa Universidade está investindo no desenvolvimento de mais projetos de inovação como este. Temos feito mudanças para que possamos nos aproximar ainda mais dessas empresas e assim gerarmos mais empregos e maior qualidade de vida para nossa população. Agradeço a visita da FIEMA e destaco que esse projeto é, a meu ver, um dos mais importantes que estão sendo desenvolvidos dentro da UFMA”. 

Professor Denisson Oliveira, coordenador do projeto, também deu destaque à importância da união entre os setores público e privado. “Essas parcerias são importantes para fomentar a interação entre Universidade e empresa. Mostra que a Universidade é capaz de contribuir com o crescimento da sociedade e com os interesses do mercado. É interessante ir além dos muros, interagir com diversas instituições e, dessa forma, buscar um bem comum para todos. Além disso, quando você executa um projeto deste nível com sucesso, cria respeito em relação ao trabalho e isso vai sendo replicado em projetos anteriores”, analisou. 

“Esse projeto é de grande relevância porque contribuirá para atrair grandes investimentos para o Maranhão, além de reunir dados e informações inovadoras para a comunidade científica que estuda energias renováveis. O Maranhão dispõe de um potencial eólico e solar fotovoltaico de grande porte, mas precisamos desse mapa para avançar. Nossos parabéns a UFMA pelo projeto!”, finalizou o coordenador do Grupo Pensar o Maranhão da FIEMA, Luiz Fernando Renner.  

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário