terça-feira, 24 de agosto de 2021

Encontro, realizado por videoconferência, envolveu representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile

A importância do uso de um protocolo harmonizado de biossegurança no setor de turismo no Mercosul foi tema central de uma reunião realizada na última segunda-feira (23.08) entre representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Na ocasião, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, e a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, apresentaram o “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, além de ações do Brasil em apoio a estruturação dos destinos para a retomada das atividades turísticas no país.

Lançado, ainda em 2020, pelo Ministério do Turismo, o Selo Turismo Responsável reúne protocolos sanitários para 15 atividades turísticas. Os documentos foram elaborados em parceria com o trade turístico e tiveram a chancela da Anvisa. “O Brasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a implementar protocolos sanitários no setor de turismo e a receptividade tem sido excelente entre os prestadores de serviços”, destacou o secretário William França.

Até o momento, mais de 29 mil selos já foram emitidos em todo o país. Trata-se de uma chancela conferida a empreendimentos turísticos e guias de turismo que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à Covid-19 e, desta forma, oferecem mais segurança a turistas e trabalhadores do setor. “O pioneirismo do Brasil nesta prática ajuda a posicionar o nosso país como um destino protegido e responsável”, avalia a secretária Débora Gonçalves.

Participaram ainda da reunião o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais substituto, Gustavo Torres; a coordenadora-geral de Relações Multilaterais substituta, Cecília Lavor; a coordenadora-geral de Turismo Responsável, Rafaela Lehmann; a coordenadora-geral de Formalização e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, Tamara Barros; entre outros técnicos da Pasta.

PROTOCOLO ÚNICO – Na última semana, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em reunião com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, já havia tratado sobre a possibilidade da adoção de um protocolo de biossegurança único para o Bloco. “Acredito que o avanço da vacinação, juntamente com a adoção de um protocolo único de biossegurança, garantirá a retomada completa das atividades turísticas muito antes do previsto na nossa região”, destacou Machado Neto.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário